Imagem de um esqueleto de Neandertal ao lado de fotografia ilustrativa de DNA - Divulgação/Claire Houck/Wikimedia Commons / Divulgação/Geralt/Pixabay
Ciência

Pesquisa revela que somente 7% de nosso DNA provêm de humanos modernos

O estudo pode ajudar a compreender a dimensão das diferenças entre os seres atuais e os ancestrais primitivos

Penélope Coelho Publicado em 20/07/2021, às 15h30

Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia publicaram um estudo inovador ao que diz respeito sobre o genoma humano. As informações são do portal da Revista Galileu.

Através da análise de DNA extraído de fósseis de Neandertais e Denisovanos, juntamente com a análise realizada em 279 pessoas modernas de todo o mundo, os pesquisadores chegaram a uma conclusão.

O estudo publicado na revista cientifica Science Advances aponta que somente 1,5% a 7% do genoma humano é exclusivamente humano. Ou seja, o resto desses aspectos pode estar relacionado com nossos ancestrais, como Neandertais e Denisovanos.

“Usando o gráfico de recombinação ancestral resultante, mapeamos a ancestralidade Neandertal e Denisovana, classificação de linhagem incompleta e a ausência de ambos nos genomas humanos modernos”, revelou o estudo.

De acordo com a pesquisa, os especialistas encontraram “evidências de múltiplas explosões de mudanças adaptativas específicas para os humanos modernos nos últimos 600 mil anos envolvendo genes relacionados ao desenvolvimento e função do cérebro”.

Para Nathan Schaefer, pesquisador que integrou o grupo de estudo, esse tipo de descoberta é o motivo pelo qual os cientistas estão “deixando de pensar que nós, humanos, somos tão diferentes dos Neandertais”.

Segundo revelado na publicação, partes pequenas de nosso DNA podem trazer pistas sobre o que verdadeiramente difere os seres modernos dos antigos. O objetivo agora é identificar quais genes são exclusivos dos seres humanos atuais.

Confira a pesquisa completa aqui.

ciência notícias pesquisa estudo DNA humanos Genoma

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!