Imagem ilustrativa - Pixabay
Universo

Pesquisadores aguardam resposta alienígena de mensagem enviada há 40 anos

Em 1983, astrônomos japoneses que estavam bêbados enviaram conjunto de 13 desenhos para estrela a 16,7 anos-luz de distância da Terra

Fabio Previdelli Publicado em 22/08/2023, às 13h28 - Atualizado às 17h26

Nesta terça-feira, 22, pesquisadores japoneses esperam receber resposta de mensagem enviada para alienígenas há 40 anos. Em 1983, os astrônomos Masaki Morimoto e Hisashi Hirabayashi, que estavam bêbados, enviaram um sinal de rádio em direção a uma estrela chamada Altair, que fica a 16,7 anos-luz de distância da Terra.

+ Existe diferença entre Óvni, ET e Alienígena?

Segundo o Daily Mail, a mensagem foi enviada por meio de um telescópio da Universidade de Stanford. A mensagem visava mostrar aos possíveis alienígenas como era a vida dos terráqueos.

Quatro décadas depois, pesquisadores da Universidade de Hyogo estão esperançosos em finalmente receber uma resposta — o que poderia provar a existência da vida fora da Terra. Para isso, um radiotelescópio foi posicionado na cidade de Saku.

A data de hoje, 22 de agosto, foi considerada a mais provável para o recebimento de uma resposta, embora não esteja claro o quão segura a equipe realmente está de que irá receber uma mensagem.

O sinal enviado

Conforme repercutiu o jornal japonês The Asahi Shimbun, o sinal de rádio foi transmitido originalmente em 15 de agosto de 1983 por Morimoto e Hirabayashi de Stanford. A mensagem apresentava 13 desenhos que retratam a evolução da vida na Terra.

As artes mostram, por exemplo, organismos unicelulares, peixes, um lagarto, um macaco e uma família de humanos. Os esboços também mostram o que parece ser um peixe saindo da água para a terra — o que seria o passo inicial da evolução humana —, uma pessoa acenando e até mesmo a palavra 'torrada'.

Como eram os desenhos enviados aos alienígenas/ Crédito: Divulgação/Shinya Narusawa

 

Após todas essas décadas, uma equipe liderada por Shinya Narusawa, da Universidade de Hyogo, está usando uma antena de 64 metros de diâmetro na esperança de detectar uma resposta.

O dia 22 de agosto foi considerada a data mais provável para receber uma resposta, conforme o The Asahi Shimbun, por ser o sétimo dia do sétimo mês lunar do tradicional calendário lunissolar japonês.

Altair está situada na constelação de Áquila, a 16,7 anos-luz de distância da Terra, sendo considerada uma das estrelas mais brilhantes do céu noturno. No entanto, não existem planetas conhecidos na órbita ao seu redor. Não está claro se Morimoto e Hirabayashi sabiam disso quando transmitiram sua mensagem.

mensagem Japão notícias Alienígena resposta Hisashi Hirabayashi Masaki Morimoto

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA