Imagem meramente ilustrativa de um anquilossauro - Wikimedia Commons
Arqueologia

Pesquisadores criam a primeira imagem em 3D do cérebro de um dinossauro

O modelo mostra o órgão de um anquilossauro em detalhes, indicando o sistema auditivo e a vascularização da cabeça do animal

Pamela Malva Publicado em 06/06/2020, às 11h30

A partir de fragmentos do crânio de um anquilossauro, paleontólogos russos moldaram o primeiro modelo detalhado em 3D do cérebro de um dinossauro. Além da massa, os estudiosos ainda traçaram seu sistema auditivo e os vasos sanguíneos da cabeça.

A equipe da Universidade de São Petersburgo estudou fósseis datados do Cretáceo Superior durante três anos até chegar na imagem digital. Ela mostra, em detalhes, o órgão de um anquilossauro da espécie Bissektipelta archibaldi, um animal herbívoro.

Vivos desde o período Jurássico — há 160 milhões de anos —, eles tinham um olfato quase tão apurado quanto o dos Tiranossauros rex. Os estudos mostram que quase 60% do cérebro dos anquilossauros eram compostos por bulbos olfativos.

A habilidade permitia uma maior facilidade em procurar alimentos e indivíduos do sexo oposto, além de ajudar a sentir a aproximação de predadores. Ainda mais, a pesquisa, publicada na revista Biological Communications, revelou que o cérebro dos anquilossauros era bastante pequeno.

Imagem em 3D do cérebro de um anquilossauro / Crédito: Divulgação/Ivan Kuzmin

 

Segundo Ivan Kuzmin, principal autor do artigo, no entanto, isso não impediu a sobrevivência desses animais. "Os anquilosauros existiram no planeta durante 100 milhões de anos e foram bastante bem-sucedidos em termos de evolução", explica.

"Outra característica interessante do anquilosauro que descobrimos", conta Ivan, "foi sua capacidade de literalmente esfriar o cérebro". Basicamente, os Bissektipelta archibaldi tinham uma rede vascular semelhante à dos lagartos modernos, o que permitia que eles diminuissem a temperatura do órgão.

Os fragmentos utilizados pela pesquisa foram encontrados em um sítio arqueológico no Uzbequistão, entre 1990 e 2000. As escavações foram feitas em uma área do país conhecida por sua riqueza em fósseis de diversas espécies pré-históricas.

arqueologia dinossauros notícia cérebro Paleontologia

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!