Membros da sociedade histórica local carregam canoa - Divulgação / Wisconsin Historical Society
Arqueologia

Pesquisadores descobrem canoa naufragada de 3 mil anos em lago dos EUA

A peça foi retirada por grupo de arqueólogos e pode representar marco histórico de embarcações norte-americanas

Wallacy Ferrari Publicado em 28/09/2022, às 16h22

Um grupo de arqueólogos resgataram uma histórica canoa de 3 mil no lago Mendota, localizado no estado de Winconsin, nos Estados Unidos, após um trabalho conjunto com a organização Nações Nativas de Wisconsin e os membros da sociedade histórica local.

Quem encontrou foi uma das arqueólogas que averiguavam o loca e sua remoção ocorreu na última quinta-feira, 22, com a embarcação levada para exames laboratoriais de datação e análise de sua estrutura para descobrir os últimos passos antes do naufrágio.

A datação por radiocarbono pode, inclusive, revelar uma crença de especialistas que participaram da pesquisa; a canoa pode ser a mais antiga já encontrada na região dos Grandes Lagos da América do Norte, como informou o jornal britânico The Guardian.

Just an incredible find in Lake Mendota by the @WisHistory. A year after a 1,200-year-old dugout canoe is recovered, a 3,000-year-old @HoChunkNationPR canoe was raised today. pic.twitter.com/xBUctfUIom

— Barry Adams (@madnewsboy) September 22, 2022

Origem da peça

Devido a confecção do item, especialistas também apontam que o veículo pode ser uma evidência da existência de indígenas naquela região durante a época em que produzido — fato comemorado por representantes de comunidades próximas.

A recuperação desta canoa, construída pelos nossos antepassados, oferece mais uma prova física de que os povos nativos habitavam em Teejop [região de Quatro Lagos] durante milênios, que nossas terras ancestrais estão aqui e tivemos uma sociedade desenvolvida de transporte e comércio", disse Marlon WhiteEagle, presidente da tribo federalmente reconhecida Ho-Chunk Nation, ao veículo.
Estados Unidos descoberta Naufrágio arqueologia lago canoa

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência