Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vazamento de petróleo

Vazamento de petróleo em região amazônica afeta seis áreas indígenas

Área amazônica no Peru afeta 2.500 indígenas por vazamento de petróleo

Redação Publicado em 26/09/2022, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa na região amazônica do Peru - Reprodução/Vídeo/Youtube
Imagem ilustrativa na região amazônica do Peru - Reprodução/Vídeo/Youtube

Área amazônica no Peru onde vivem cerca de 2.500 indígenas foi afetada por um vazamento de petróleo, como informado pelo Ministério do Meio Ambiente do país, neste domingo, 25. 

O país decretou estado de emergência de 90 dias na área afetada, como informado pela Folha de S.Paulo. Essa decisão vem nove dias depois que seis comunidades indígenas foram afetadas por uma ruptura no oleoduto Norperuano que derramou cerca de 2.500 barris de petróleo. 

O vazamento ocorreu devido a um corte de 21 centímetros na tubulação do gasoduto, de acordo com a estatal Petroperú. O incidente ocorreu numa região onde se pratica a pesca artesanal e o estado de emergência foi decretado com o objetivo de facilitar as operações de recuperação, visando minimizar a contaminação ambiental.

Uma investigação sobre a causa do incidente foi aberta pela promotoria esta semana. Seis comunidades de nativos amazônicos kukamas de Cuninico são afetadas pelo vazamento que agora é controlado, e seus líderes denunciaram a contaminação do rio.

Uma das maiores obras do país

Construído há quatro décadas com o objetivo de transportar petróleo bruto da região amazônica até Piura, o oleoduto Norperuano é uma das maiores obras do Peru e se estende por 800 quilômetros. 

A Petroperú relatou 11 ataques a seu oleoduto desde janeiro. E 29 atos de sabotagem contra a construção já foram registrados desde 2014, de acordo com a Sociedade Nacional de Mineração, Petróleo e Energia.