Gravura rupestre encontrada na Índia - Divulgação
Arqueologia

Pesquisadores descobrem novas evidências sobre civilização indiana antiga

Arqueólogos acreditam ter encontrado gravuras rupestres feitas há 10 mil anos

Penélope Coelho Publicado em 08/06/2020, às 10h05

Durante buscas realizadas na cidade de Maharashtra, na Índia, um time de pesquisadores realizou uma descoberta que deve ajudar a entender um pouco mais sobre civilizações antigas que ocuparam a região.

Os estudiosos encontraram diversas esculturas em rochas — conhecidas como petróglifos — no topo de morros na região de Konkan, no oeste de Maharashtra. Essas gravuras, que permaneceram escondidas durante um longo período, foram realizadas há pelo menos 10 mil anos.

Gravura em rocha encontrada na índia / Crédito: Divulgação 

 

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisarem a maneira com que os petróglifos foram desenhados. Eles identificaram semelhanças com pinturas rupestres realizadas na pré-história.

As gravuras representam figuras humanas, desenhos geométricos e alguns animais, como: elefantes, rinocerontes, porcos, gado, javalis, tartarugas e tubarões. Para os pesquisadores, isso evidencia a caça de animais presente naquela região.

“Não encontramos gravuras de atividades agrícolas. Mas, as imagens mostram animais caçados e há detalhes de formato desses bichos. Isso indica que esse povo dependia da caça por comida.”, afirmou o líder da pesquisa, Dr. Tejas Garge, em entrevista para o jornal The Financial Express.

Atualmente, o objetivo dos pesquisadores é continuar explorando aquela região em busca de mais petróglifos, ou, qualquer evidência esclarecedora sobre as civilizações antigas da Índia.

Índia arqueologia gravura rupestre

Leia também

Membros da segurança de Zelensky são detidos por tramar seu assassinato


Coleção rara de calçados e tecidos dos séculos 16 a 17 é encontrada na Polônia


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Satélite ‘perdido’ é encontrado depois de orbitar por 25 anos sem ser detectado


Fortaleza legionária romana é descoberta ao lado de catedral na Inglaterra


Após 200 anos, surdez de Beethoven pode ser desvendada por fios de cabelo