Foto do pote de bronze e detalhe do cisne esculpido - Divulgação
Arqueologia

Pesquisadores desvendam mistério de pote chinês de 2 mil anos

Após inúmeras pesquisas, especialistas revelaram o que era o líquido curioso encontrado dentro do artefato antigo. Confira

Penélope Coelho Publicado em 18/09/2020, às 12h45

Em maio deste ano, durante escavações na cidade de Sanmenxia, no centro da China, arqueólogos encontraram um pote de bronze de 2 mil anos, o artefato antigo possui um formato curioso representando um cisne.

Na ocasião, os pesquisadores ficaram intrigados já que o objeto continha mais de 3 litros de um líquido misterioso em seu interior. Por muito tempo, o conteúdo encontrado no pote permaneceu um enigma, somente depois de alguns meses os especialistas chegaram a uma conclusão.

De acordo com informações do site The People's Daily, divulgadas nesta sexta-feira, 18, o líquido era na verdade um álcool semelhante ao licor medicinal que foi registrado em um antigo livro de medicina descoberto nas tumbas de Tumbas de Mawangdui e escrito provavelmente durante a Dinastia Han.

De acordo com Yang Yimin, professor do Departamento de Arqueologia e Antropologia da universidade chinesa responsável pela pesquisa, os testes no líquido continuarão sendo realizados para obter mais informações sobre a matéria-prima usada em sua produção.

China Álcool notícias arqueologia bronze mistério Líquido pote

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro