Reconstrução em 3d do crânio de um nativo pré-colombiano - Divulgação/ CENIEH/ G. Rangel de Lázaro et al
Arqueologia

Pesquisadores fazem reconstrução minuciosa de crânios pré-colombianos em 3D

Os especialistas de uma unidade de pesquisa da Espanha criaram também um vídeo impressionante com base em amostras fragmentadas de arcadas cranianas

Vanessa Centamori Publicado em 28/07/2020, às 13h50

As arcadas cranianas de 13 nativos pré-columbianos do Chile e do Peru foram reconstruídas por pesquisadores do Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana (CENIEH), da Espanha. 

Os resultados foram modelos em 3D impressionantes, que deram vida à uma antiga coleção do Museu Antropológico de Montané, em Cuba. Havia crânios mais deformados do que outros. Mas todos foram digitalizados com sucesso graças a um scanner especial da empresa Artec Space Spider, capaz de criar modelos tridimensionais com base em amostras arqueológicas. 

Além dos moldes em 3D, os pesquisadores também produziram vídeos animados. O resultado foi uma reconstrução bastante minuciosa.  "Esses modelos 3D dos crânios pré-colombianos cubanos foram feitos com precisão de micrômetros [milésima parte do milímetro]", disse em comunicado, Alfonso Benito, líder do estudo. 

Os pesquisadores acreditam que as arcadas cranianas reconstruídas ajudarão a entender melhor como viveram os povos pré-colombianos, nos dando pistas sobre experiências, ritos e histórias que cercam os crânios dos mortos.

Veja abaixo o vídeo da reconstrução.

arqueologia estudo Crânio notícia reconstrução Ossada Pré-colombiano

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!