Cerâmicas amazônicas encontradas pelos pesquisadores da Alemanha - Divulgação/EduardoGoesNeves
Amazônia

Descobertas revelam evidências sobre os povos indígenas na Amazônia pré-colonial

Novas evidências apontam que os povos indígenas teriam sido responsáveis por criar uma intensa rede de cultivo e comércio

Redação Publicado em 02/01/2023, às 14h32

No início do ano, um grupo de pesquisadores na Alemanha divulgou um comunicado revelando novas evidências sobre o processo demográfico dinâmico da Amazônia pré-colonial, em que osindígenas tiveram um papel essencial. 

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, as pesquisas demonstraram a existência de pirâmides há 1500 anos na Amazônia boliviana e o surgimento de uma população de cerca de 10 milhões de habitantes. As trasnformações feitas pelos povos indígenas foram responsáveis por introduzirem modificações na floresta a partir do cultivo de plantas.

Em trecho retirado do livro “Sob os tempos do equinócio - Oito mil anos de história na Amazônia Central”, Eduardo Goes Neves, arqueólogo e professor da USP, explicou:

O senso comum é de que só havia meia dúzia de indígenas na Amazônia. Mas hoje a gente vê que houve uma história muito dinâmica, com processos demográficos, de miscigenação, de redes de troca e de comércio. Também há indícios de guerra e de conflitos. Não houve um único processo, temos uma história indígena ancestral que é muito rica e merece ser conhecida".

Novas evidências 

A descoberta de “terras pretas”, um tipo de solo fértil na região, quebrou os paradigmas a respeito da hipótese de que o solo local era pobre e impossibilitado de gerar alimentos. Sua formação ocorreu após os indígenas aplicarem métodos de compostagem.

Ainda de acordo com Neves, além do uso dos restos de matéria orgânica, os povos também passaram pelo processo de domesticação com a plantação de mandioca, cacau, amendoim e abacaxi. A junção destas evidências comprovaram que os grupos indígenas conseguiram modificar a natureza.

Pirâmides

Em estudo complementar divulgado pela Revista Nature, foram descobertos sítios arqueológicos com cerâmicas e outros objetos que pertenciam a diferentes etnias que habitaram a região boliviana da Amazônia.

Assim, as descobertas demonstraram, de forma inédita, novas formas de organização e hábitos de vida do passado.

Amazônia História Indígenas arqueologia floresta pesquisadores

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência