Prédio residencial atingido por bombas, em Kiev - Getty Images
Ucrânia

'Plano da Rússia de nos invadir falhou', declara presidente ucraniano

No dia em que o conflito completa um mês, Volodymyr Zelensky convoca o mundo a se ‘levantar contra a guerra’

Redação Publicado em 24/03/2022, às 14h20

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky discursou em um vídeo publicado em sua conta no Telegram nesta quinta-feira, 24, dia em que a guerra do país com a Rússia completa um mês.

No vídeo, o político clamou por uma unidade na Europa e no mundo, pedindo que todos se unissem contra o conflito em apoio à Ucrânia, que foi invadida pelas forças do governo de Vladimir Putin.

"Faz um mês desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Seu plano original de nos invadir falhou", afirmou Zelensky no vídeo, como repercutiu o portal R7.

Ele descreveu os “atos de terror” cometidos pela Rússia em seu território, contra a população ucraniana, que vem tanto denunciando ao longo do último mês, e declarou que a guerra "tenta derrotar a liberdade de todas as pessoas na Europa e o mundo".

"Peço a vocês que se levantem contra a guerra, agora mesmo, 24 de março, um mês após o início da invasão, agora e depois, em apoio à Ucrânia. Deixem-se ver e ouvir. Todos juntos para acabar com a guerra", acrescentou.

De acordo com o presidente ucraniano, o inimigo teria se preparado para o conflito durante anos. Zelensky também pediu ajuda "efetiva e ilimitada" da Otan para impedir que as tropas russas acabem com a Aliança Atlântica, a União Europeia e o G7.

"A Ucrânia nunca ameaçou a segurança da Rússia", completou o político. "Somos pessoas do mundo livre. Devemos forçar a Rússia a buscar a paz", destacou.
História Rússia Ucrânia Invasão conflito notícia

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!