Receituário médico prescrito em UPA de Osasco - Reprodução
Brasil

Prefeitura recontrata médico que receitou 'sorvete e Free Fire'

Paciente de 9 anos com quadro de nasofaringite aguda foi receitado com 'sorvete', 'Free Fire' e remédios

Fabio Previdelli Publicado em 01/06/2023, às 11h39

Demitido por ter receitado "sorvete e Free Fire" — entre outras coisas — para menino de 9 anos durante atendimento na UPA Jardim Conceição, em Osasco (SP), o médico Marcos Wesley Silva foi readmitido. A recontratação do profissional foi solicitada pelo próprio prefeito da cidade. 

Em nota, a prefeitura a cidade considerou a conduta do médico como "humanizada", apesar das reclamações feitas pela mãe do paciente. O órgão ainda salientou que o tratamento adequado estava descrito na receita médica. 

Além de "sorvete e Free Fire", Marcos Wesley Silva ainda sugeriu que o paciente de 9 anos, que chegou à UPA com um quadro clínico de nasofaringite aguda, fosse tratado com amoxicilina, ibuprofeno, dipirona, prednisolona e acetilcisteina. 

Na receita há a prescrição de toda a medicação necessária ao paciente. Quando ele coloca o sorvete e o jogo, ele quis humanizar o atendimento", declarou, em nota, Rogério Lins, prefeito de Osasco. 

Entenda o caso

Na madrugada do dia 18, Priscila da Silva Ramos levou seu filho de 9 anos para receber atendimento médico na UPA Jardim Conceição, em Osasco, na Grande São Paulo. O garoto tinha "tosse, gripe muito forte, dor de garganta, tonturas e começou a vomitar".

Durante o atendimento, a mãe disse que o médico não examinou seu filho e lhe fez apenas algumas perguntas básicas. Ainda atrás de sua mesa, o doutor perguntou para o garoto se ele preferia "sorvete de chocolate ou morango". Com a escolha, "o médico prescreveu na receita: sorvete de chocolate duas vezes ao dia mais Free Fire diariamente". 

A receita só foi notada quando Priscila chegou em casa e mostrou as recomendações para um parente. Além do sorvete e do jogo de sobrevivência, oreceituário médico entregue à mulher incluem remédios analgésicos e antibióticos, como amoxicilina e dipirona. Após denúncia da mulher, o médico acabou sendo demitido. 

Brasil notícias saúde Osasco UPA receituário médico Free Fire sorvete de chocolate recontratação

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA