Imagem do sítimo arqueológico de Khini - Divulgação / Facebook / Lithos slr
Arqueologia

Prensas de vinho de 2.700 anos são encontradas no Iraque

A descoberta foi anunciada no último domingo, 24

Redação Publicado em 25/10/2021, às 09h05

Uma equipe de arqueólogos italianos e curdos anunciou no último domingo, 24, a descoberta de prensas de vinho datadas de 2.700 anos, em uma região próxima ao sítio arqueológico Khini, no Iraque. Além disso, foram encontrados baixos-relevos, também da época dos reis assírios

De acordo com os profissionais, a região abrigava uma antiga "oficina de vinho de tamanho industrial" e que teria sido construída no século 7 a.C. 

"Encontramos 14 prensas de vinho usadas para espremer uvas e extrair seu líquido e depois transformá-lo em vinho", declarou Daniele Morandi Bonacossi, co-diretor da equipe, à AFP. De acordo com ele, se trata da primeira descoberta do tipo no Iraque.

Conforme a agência de notícias, no sítio arqueológico de Faida, ao norte, os especialistas ainda encontraram um canal de irrigação com nove quilômetros de extensão.

Nas paredes do local estavam "doze baixos-relevos monumentais" com cinco metros de largura e dois de altura e os quais datariam do final do século VIII a. C. Segundo a equipe, as obras, que representam o rei assírio orando diante dos deuses, foram feitas a pedido de Sargão II ou de seu filho Senaqueribe.

arqueologia Iraque vinho arqueólogos Assíria prensas baixo-relevo

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!