Yoon Suk-yeol, atual presidente da Coreia do Sul - Getty Images
Coreia do Sul

Presidente da Coreia do Sul xinga políticos dos EUA, vídeo vaza e é criticado

Yoon Suk-yeol, atual presidente da Coreia do Sul, teve grande queda em sua popularidade

Éric Moreira Publicado em 22/09/2022, às 15h03

Na última quarta-feira, 21, o atual presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, se tornou um assunto muito comentado no Twitter. O fato se deve por ele ter xingado políticos dos Estados Unidos com palavrões, enquanto era gravado — sem que soubesse.

Poucas horas após ter sido publicado no YouTube, o vídeo já tinha alcançado 2 milhões de visualizações, e na Coreia do Sul a palavra 'fuckers' se tornou a hashtag mais popular, nesta quinta-feira. A fala, por sua vez, foi feita a assessores em Nova York, após uma foto no Fundo Global, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, como informado em texto da AFP à UOL.

Como Biden não vai ficar mal se esses filhos da p*** não aprovarem [sua proposta de aumentar sua ajuda financeira ao Fundo Global] no Congresso?", criticou Yoon Suk-yeol na ocasião.
Presidentes da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, e dos Estados Unidos, Joe Biden, respectivamente / Crédito: Getty Images

 

Os comentários de Yoon Suk-yeol foram capturados por uma câmera logo após ele ter se encontrado com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, que havia prometido uma contribuição de US$ 6 bilhões para o Fundo Global de Combate à AIDS, tuberculose e malária. As observações, por sua vez, aparentemente se referem à disposição de Biden em aumentar, de fato, sua contribuição ao Fundo Global, que ainda depende de aprovação do Congresso.

Reações

Um internauta, em comentário do vídeo publicado no YouTube, lamenta e postou que "as palavras e ações do presidente são a dignidade nacional do país". Além do mais, analistas alegam que os primeiros meses em cargo de Yoon Suk-yeol foram repletos de erros por parte do presidente, ainda mais visto que os Estados Unidos são um grande aliado da Coreia do Sul, e possuem grande número de tropas no território, para lidar com ameaças da Coreia do Norte.

A linguagem grosseira de Yoon, que manchou a imagem do Congresso dos EUA, causou um grande incidente diplomático", acrescenta o líder do Partido Democrata da Coreia do Sul, Park Hong-keun, na oposição.
Estados Unidos Coreia do sul notícias presidente Política gravação Xingamentos Joe Biden Flagra palavrões Yoon Suk-yeol

Leia também

Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Primeiro quadro oficial de Charles III vira piada entre internautas: 'Que susto'


Por apoio a companhias israelenses, cantora irlandesa denuncia Bono


Tarefa de escola gera polêmica ao classificar Hitler como 'tomador de decisões ético'


Casas em Foz do Iguaçu de pioneiro alemão devem virar museu este ano


Registros da Invasão da Tchecoslováquia, de Josef Koudelka, ganham exposição no IMS