Imagem ilustrativa de olho - Imagem de LhcCoutinho por Pixabay
Mundo

Primeiro transplante de olho no mundo é anunciado em Nova York

O anúncio do transplante foi feito nesta quinta-feira, 9, por cirurgiões de Nova York, nos Estados Unidos

Redação Publicado em 09/11/2023, às 14h45

Nesta quinta-feira, 9, cirurgiões de Nova York, nos Estados Unidos, anunciaram o primeiro transplante de olho inteiro realizado em um ser humano. Anteriormente, era somente realizado pelos médicos o transplante da camada frontal do olho, a córnea.

Segundo a equipe cirúrgica da NYU Langone Health, desde a realização do procedimento cirúrgico, há seis meses, o olho enxertado apresentou sinais positivos de saúde, como o bom funcionamento dos vasos sanguíneos. 

A cirurgia aconteceu durante um transplante facial no paciente Aaron James, de 46 anos, submetido ao procedimento após ter o lado esquerdo de seu rosto destruído por um acidente elétrico de alta tensão em seu local de trabalho.

Segundo repercutiu o portal de notícias do G1 com informações da REUTERS, o líder da equipe que fez o procedimento, Eduardo Rodriguez, comentou:

O simples fato de termos transplantado um olho é um grande avanço, algo que foi pensado durante séculos, mas nunca foi realizado”.

Vale destacar que, a princípio, os médicos tinham a intenção de incluir o globo ocular como parte do transplante facial por razões estéticas. Sobre isso, Eduardo disse: “Se ocorresse alguma forma de restauração da visão, seria maravilhoso, mas o objetivo era que realizássemos a operação técnica e que o globo ocular sobrevivesse”.

O paciente 

James estava ciente da possibilidade de não recuperar a visão em seu olho esquerdo, o transplantado, mas mesmo assim se submeteu ao procedimento. Na ocasião, Aaron relatou:

Eu disse a eles: 'mesmo que eu não consiga ver... talvez pelo menos todos vocês possam aprender algo para ajudar a próxima pessoa'. É assim que você começa. Espero que isso abra um novo caminho”.

Mesmo assim, o líder da equipe que realizou o procedimento não descarta a possibilidade dele voltar a enxergar.

No momento, o olho transplantado ainda não se comunica, através do nervo óptico, com o cérebro. Apesar disso, as equipes estão trabalhando para desenvolver maneiras de conectar as redes de nervos no cérebro a olhos sem visão por meio da inserção de elétrodos.

Estados Unidos Nova York paciente transplante olho

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência