Imagens do vídeo do professor em sala de aula - Reprodução / Vídeo
Adolf Hitler

Professor que exaltou Hitler em sala de aula teve prisão negada por Justiça de SC

Em um vídeo gravado pelos alunos, em Santa Catarina, o professor declara ter "admiração por Hitler, enormemente"

Redação Publicado em 18/03/2023, às 08h00

Um professor em Santa Catarina foi filmado por seus alunos em sala de aula, elogiando o ditador de extrema-direta, Adolf Hitler, cujas atitudes culminaram no genocídio de judeus e outras pessoas não consideradas arianas. O pedido do Ministério Público de prisão preventiva do docente foi rejeitado pela Justiça de Santa Catarina.

No vídeo, que repercutiu nas redes sociais, o professor da rede estadual de ensino faz elogios a Hitler e afirma ter “admiração” pelo ditador. O docente já havia sido afastado do ambiente escolar pela mesma situação, no final do ano passado.

No vídeo em questão, o professor declara: “Tenho admiração por Hitler, enormemente". 

Esse é Rubenval Sérgio Duarte, professor de uma escola pública de Imbituba, litoral de Santa Catarina, fazendo apologia ao nazismo e elogiando Hitler para seus alunos.

Sabe o pior?

Ele já havia sido afastado da sala de aula por 60 dias pelo mesmo crime.pic.twitter.com/GEl4ptFNZ6

— William De Lucca (@delucca) March 14, 2023

Professor investigado

Como repercutido pelo UOL, é sigiloso o inquérito no qual o professor é investigado. A informação de que o pedido de prisão preventiva foi negado foi divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Foi determinado pelo juízo da 2ª Vara de Imbituba, onde o episódio ocorreu, que ao invés da prisão, o professor Rubenval Sério Duarte seja afastado por 180 dias, prazo estendido — porém, o órgão determinou um afastamento de 60 dias — para atender à determinação da Justiça. Ele respondia a um processo administrativo disciplinar perante a Secretaria Estadual de Santa Catarina por outras declarações de apresso pelo nazismo

O professor é investigado pela 40ª Promotoria de Justiça de Imbituba e pelo Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância

Ainda segundo a fonte, foi enviada ao Estadão pela Secretaria Estadual de Santa Catarina, a seguinte nota, na última quinta-feira, 16: "A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informa que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça-feira, 14, começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que há um processo em andamento. O afastamento do professor foi prorrogado 60 dias e a SED informa que irá tomar todas as providências dentro da legalidade". 

Brasil Nazismo Hitler notícias Santa Catarina prisão vídeo professor afastamento

Leia também

Universidade de Hong Kong desenvolve professores gerados por IA


Após 17 anos, relatório revela quantidade chocante de túmulos em necrópole do período romano


Rio Grande do Sul: Mãe e filha são resgatadas após escreverem mensagem com batom


Veículo da Tesla 'aprisiona' mulher nos EUA: 'Assando como um frango'


Genes denisovanos podem ter auxiliado habitantes da Papua-Nova Guiné, sugere estudo


Ao caminhar em praia, homem contrai ‘bactéria comedora de carne’ nos EUA