O navio USS Mason - Divulgação/Twitter
Navio

Rebeldes pró-Irã lançam mísseis contra navio de guerra americano USS Mason

O ataque se deu na madrugada de segunda-feira, 27, logo após o destróier USS Mason auxiliar um navio-tanque que estava sendo atacado por piratas

Giovanna Gomes Publicado em 28/11/2023, às 07h37

Um grupo de rebeldes aliados do Irã no Iêmen lançou dois mísseis balísticos em direção a um navio de guerra dos Estados Unidos no Mar Vermelho na madrugada desta segunda-feira, 27. Os mísseis caíram a cerca de 10 milhas náuticas, ou 18,5 km, do destróier USS Mason.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, este incidente foi o mais sério envolvendo um dos navios enviados pelos Estados Unidos para tentar impedir o Irã e seus aliados regionais, como os houthis do Iêmen e o Hezbollah libanês, de se envolverem na guerra ao lado do Hamas palestino.

A fonte explica que o USS Mason havia acabado de responder a um pedido de socorro de um navio-tanque de bandeira liberiana, o M/V Central Park, que estava indo em direção ao Mar da Arábia, no Golfo de Aden. O navio-tanque foi abordado por cinco piratas armados em um bote.

O Central Park, pertencente a um empresário israelense de acordo com a imprensa de Israel, transportava ácido fosfórico e tinha uma tripulação de 22 homens. Os piratas fugiram quando o destróier americano chegou durante a noite de domingo, 26, e foram posteriormente capturados pelos americanos.

Lançamento de mísseis

À 1h41 desta segunda-feira no horário local (19h41 em Brasília), os rebeldes lançaram os dois mísseis em direção geral aos dois navios. O Centcom, em sua conta oficial na rede social X, relatou o incidente.

O Departamento de Defesa afirmou que não houve danos ou ferimentos reportados pelas duas embarcações devido ao incidente. O ataque contra os piratas contou com o apoio de pelo menos um navio japonês da força-tarefa internacional, embora ele não estivesse mais presente no local quando os mísseis foram lançados.

Irã EUA Iêmen notícias mísseis navio piratas Rebeldes

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro