Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, e a Estação Espacial Internacional (ISS) - Getty Images / Domínio Público via Wikimedia Commons
Rússia

Rússia pretende construir própria estação espacial até 2030

Segundo chefe da agência espacial russa, a Roscosmos, o país de Putin deve ter estação espacial própria em órbita até 2030

Éric Moreira Publicado em 02/07/2024, às 12h22

Nesta terça-feira, 2, a agência espacial russa (Roscosmos) informou que a Rússia pretende, até 2030, criar o núcleo de quatro módulos do que será sua nova e própria estação espacial orbital.

O anúncio foi feito junto de um cronograma assinado pelo chefe da Roscosmos, Yuri Borisov, com os diretores das 19 empresas envolvidas no grande projeto.

Segundo a nota, um módulo científico e energético inicial deve ser lançado em 2027 e, até 2030, mais três módulos seriam adicionados. Posteriormente, entre 2031 e 2033, planejam ainda adicionar mais dois módulos.

Com a nova estação espacial, a Rússia pretende "resolver problemas de desenvolvimento científico e tecnológico, economia nacional e segurança nacional que não estão disponíveis no segmento russo da ISS devido a limitações tecnológicas e aos termos de acordos internacionais", segundo comunicado da Roscosmos.

Rússia no espaço

Até recentemente, a Rússia mantinha parceria com os Estados Unidos e outros países na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), sendo esta uma das poucas áreas em que as duas nações ainda colaboram, mesmo depois da invasão à Ucrânia. Vale mencionar que, segundo a BBC, a ISS seguirá funcionando até 2030, quando retornará à Terra, caindo no Oceano Pacífico, no início de 2031.

Logo, com o fim da vida operacional da ISS se aproximando, já em 2022 a Rússia anunciou que pretendia abandonar o projeto para construir sua própria estação espacial. Inicialmente, Moscou abandonaria a ISS no fim deste ano, mas no ano passado anunciou que estenderia sua participação até 2028.

Um detalhe sobre a Rússia em sua corrida espacial é que ela é uma nação bastante orgulhosa de seu programa espacial desde a Guerra Fria. Nesta época, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se a primeira pessoa a viajar para o espaço, feito este que ocorreu em 1961.

+ Há 59 anos, era iniciada a perigosa aventura do soviético Yuri Gagarin no espaço

No entanto, nos últimos anos, Moscou vem lidando com uma série de frustrações, incluindo o fracasso de sua primeira missão lunar em 47 anos. Ocorrida no ano passado, a ocasião virou notícia depois que uma espaçonave russa saiu de controle e bateu na superfície da Lua.

ciência Mundo Rússia notícias Espaço Estação Espacial Roscosmos

Leia também

O mais longo dos dias: Entenda como aconteceu o Dia D


Arqueólogos desenterram o que pode ser o maior cemitério pré-histórico da Europa


Jovens que se conheceram pelas redes sociais descobrem que são gêmeas


Pesquisadores encontram 'tesouros' em naufrágio de 2.000 anos


Cravada em rocha de penhasco por 1.300 anos, 'excalibur' francesa é roubada


Rosto do faraó Ramsés II é recriado em 3D a partir de múmia