Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

NASA se pronuncia após rumores de emergência na Estação Espacial Internacional

Áudio vazado entre astronautas na ISS e a NASA sugeria doença em comandante do grupo, causando preocupação na Terra; entenda!

Espação Espacial Internacional - Domínio Público via Wikimedia Commons
Espação Espacial Internacional - Domínio Público via Wikimedia Commons

Na última quarta-feira, 12, a NASA negou em uma publicação no X (antigo Twitter) a ocorrência de qualquer emergência médica na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A mensagem após viralizar um áudio entre astronautas na ISS e funcionários da Terra que sugeria o oposto.

O áudio viralizou ainda na quarta-feira. Na ocasião, é possível ouvir uma conversa que indicava que o comandante do grupo no espaço parecia apresentar um quadro de doença descompressiva.

+ Astronautas podem sofrer com disfunção erétil por décadas após viagem ao espaço

Se pudermos colocar o comandante de volta em sua roupa, fechá-la para tratamento hiperbárico. Antes de fechar, feche a viseira e pressurize a roupa", comandava a voz do funcionário da Terra. Em seguida, ele pediu para que checassem o pulso do astronauta.

Simulação

No perfil do X da Estação Espacial Internacional, que a NASA também utiliza para dar atualizações sobre a estação, a agência espacial negou que houvesse qualquer emergência real no espaço. Eles explicaram que o áudio que vazou por engano como uma transmissão oficial era, na verdade, um treinamento.

"Este áudio foi inadvertidamente redirecionado de uma simulação em andamento onde membros da tripulação e equipes terrestres treinam para vários cenários no espaço e não está relacionado a uma emergência real. Os membros da tripulação da Estação Espacial Internacional estavam no período de sono naquele momento. Todos permanecem saudáveis e seguros", explica a NASA.