Kamala Harris - Divulgação / Youtube / Bloomberg Philanthropies
EUA

Segundo Kamala Harris, os EUA devem enfrentar "passado vergonhoso" com nações tribais

A vice-presidente norte-americana realizou a declaração durante o Congresso Nacional dos Índios Americanos, na última terça-feira, 12

Redação Publicado em 13/10/2021, às 11h58

Na última terça-feira, 12, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, declarou que os exploradores europeus que chegaram aos EUA no passado "deram início a uma onda de devastação para as nações tribais, perpetrando violência, roubando terras e espalhando doenças".

Em seu discurso no Congresso Nacional dos Índios Americanos, a democrata ainda afirmou que devemos enfrentar os danos do passado: "Não devemos fugir desse passado vergonhoso e devemos lançar luz sobre ele e fazer tudo o que pudermos para enfrentar o impacto do passado nas comunidades indígenas hoje".

Harris afirmou na ocasião que o governo Biden deverá promover uma renegociação de "um memorando de entendimento sobre financiamento federal para treinamento profissional em terras tribais".

Esse memorando chegou a ser renegociado em 2018 entre 12 agências federais. Contudo, na época não houve participação dos indígenas.

A vice-presidente destacou que, desde 1934, "todo mês de outubro os Estados Unidos reconhecem a viagem dos exploradores europeus que pousaram na costa dos americanos". No entanto, "essa não é toda a história, essa nunca foi toda a história."

EUA exploradores colonizadores Europeus Kamala Harris nações tribais

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington