Fotografia da pedra de granizo gigante - Divulgação
Argentina

Segundo pesquisadores, granizo gigantesco pode bater recorde mundial

A pedra que tem o tamanho de uma bola de futebol, caiu na Argentina depois de uma tempestade

Penélope Coelho Publicado em 30/04/2020, às 15h33 - Atualizado às 15h35

As tempestades supercelulares são conhecidas por suas chuvas intensas, formação e queda de granizos grandes e ventos fortes. Uma dessas tormentas aconteceu na província de Villa Carlos Paz, Argentina, há dois anos.

A chuva torrencial gerou o que os cientistas acreditam ser o maior granizo do mundo. O município argentino ofereceu aos pesquisadores uma experiência rara de estudo sobre os granizos gigantescos. À medida que a tempestade acontecia, os moradores usavam as mídias sociais para postarem fotos e vídeos.

Tecnologia e ciência 

As análises das pedras foram feitas através dessas postagens, usando fotogrametria – para tirar as medidas de fotografias, os cientistas estimaram que uma das pedra de granizo tem potencial para ser o novo recorde mundial.

Segundo estimativas, a pedra pode chegar a até 23 centímetros, potencialmente estabelecendo um novo recorde mundial. Até então, o maior granizo do mundo, tinha sido descoberto na cidade americana de Dakota do Sul, com 20 centímetros.

Resultados da descoberta

Segundo Matthew Kumjian, professor do Departamento de Meteorologia e Ciência da Atmosfera da Universidade Estadual da Pensilvânia, esses artefatos servem para que a comunidade científica entenda melhor a procedência de tempestades perigosas.

"Um caso tão bem observado é um importante passo à frente na compreensão de ambientes e tempestades que produzem granizo gigantesco e, finalmente, como podemos antecipar e detectar eventos tão extremos.", disse Kumjian.

descoberta Argentina arqueologia Granizo

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência