O selo do clã Campbell - Divulgação/Universidade de Reading
Reino Unido

Selo de importante clã é encontrado em castelo na Escócia

O artefato revelou aos pesquisadores mais informações sobre as tribos inimigas que batalhavam por territórios estratégicos na região

Isabela Barreiros Publicado em 19/03/2020, às 07h30

Durante escavações realizadas no Castelo Dunyvaig, localizado na ilha de Islay, na Escócia, arqueólogos encontraram um antigo selo, pertencente a um importante clã da região. Atrás do artefato, está a data de 1593 e a marca de um fabricante, “DM”.

De acordo com os pesquisadores, o objeto foi forjado no período em que o clã Campbell e o clã MacDonald lutavam arduamente para obter hegemonia na Escócia. Eles batalhavam principalmente por territórios estratégicos na costa oeste da região.

No início do século XVI, o clã Campbell era fiel à coroa escocesa, enquanto o oposto guerreava contra estes no intuito de acabar com o poder da monarquia que governava a região na época. Além disso, historicamente, o grupo foi um dos clãs mais importantes das Terras Altas.

O resultado da pesquisa que teve como objeto de estudo o selo encontrado foi publicado em forma de artigo na revista acadêmica Antiquity. Ele foi escrito por pesquisadores do Departamento de Arqueologia da Universidade de Reading, na Inglaterra.

História Escócia monarquia selo notícia clã

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada