Renee discursa em palanque que marcou trajetória do avô - Divulgação / Vídeo / G1
Estados Unidos

'Seremos a geração que vai acabar com o racismo', diz neta de Martin Luther King Jr.

A jovem Renee, de 13 anos, foi até a Catedral Nacional de Washington, palco do último discurso do ativista

Wallacy Ferrari Publicado em 20/01/2022, às 09h50

A neta do pastor e ativista Martin Luther King Jr. subiu no mesmo púlpito em que o avô discursou pela última vez antes de seu histórico assassinato, 53 anos depois; a jovem Yolanda Renee King, de apenas 13 anos, pautou a importância de seu progenitor na luta pelos direitos dos negros nos Estados Unidos.

Em discurso sobre racismo e democracia na Catedral Nacional de Washington feito na última terça-feira, 18 ela lembrou o legado do avô em seu palanque histórico e, curiosamente, chamou atenção por, mesmo com pouca idade, herdar o domínio das palavras do parente reconhecido por mobilizar multidões.

Não vamos dormir durante estes tempos revolucionários. Devemos estar acordados, e prontos para seguir com a luta dos que vieram antes, devemos lutar por aqueles que ainda estão por vir. [...] Eu me sinto em casa hoje, porque sou a 3ª geração da minha família a falar aqui, e seguindo uma tradição familiar, não farei um sermão comum de igreja, estarei fazendo uma chamada para a ação", disse Renee.

Discursando para crianças de um colégio local, a adolescente reconhece que sua geração poderá ser “melhor que a anterior” em pautas raciais e igualitárias: "Depois de uma pandemia que está roubando nossa infância, e uma insurreição que quase roubou nossa democracia, eu acredito que seremos a geração que vai acabar com o racismo estrutural", concluiu.

Estados Unidos racismo Martin Luther King ativista segregação negro desenvolvimento pastor

Leia também

Obra centenária 'perdida' de Caravaggio ficará exposta em museu na Espanha


Documento histórico sobre movimento das Diretas já é encontrado em Brasília


Sobrinho de Michael Jackson aparece como o tio em novas imagens de cinebiografia


Vasos de cerâmica da antiga cultura Chancay são descobertos no Peru


Filme sobre história de amor do cantor Sidney Magal é anunciado


Tigela rara com estrela de cinco pontas é descoberta em Israel