Imagem ilustrativa de um soldado em campo - Pixabay
Estados Unidos

Soldado do exército norte-americano é acusado de colaborar com ataque terrorista contra própria base

O combatente transmitiu informações confidenciais para um grupo de supremacia branco

Penélope Coelho Publicado em 23/06/2020, às 14h06

Um soldado chamado Ethan Melzer, de 22 anos, agora tem seu nome conhecido como um inimigo interno dos Estados Unidos. O homem, que atualmente está preso, foi acusado de passar informações consideradas confidencias para um grupo que o departamento de justiça dos EUA chama de: extremista, violento, nazista e racialmente motivado.

O grupo estava planejando um ataque terrorista contra a base do exército norte-americano, localizado na Turquia. A investigação levou a conclusão de que Ethan passou a localização da rota, da base e das armas do exército para o grupo extremista conhecido como Ordem dos Nove Ângulos, ou O9A.

Movido pela violência e preconceito, os homens tinham o objetivo de atacar a base estadunidense iniciando uma nova guerra no Oriente Médio: “Como alegado, Melzer foi motivado pelo racismo e pelo ódio enquanto tentava realizar esse último ato de traição.", afirmou a advogada interina dos Estados Unidos, Audrey Strauss, em comunicado.

Ethan se comunicava com o O9A, por meio de mensagens criptografadas. Ao FBI, o homem confessou a traição e afirmou que sabia que provavelmente iria morrer em decorrência do ataque “Eu teria morrido com sucesso”, escreveu Melzer em uma das mensagens.

O ex-soldado agora enfrenta as acusações de conspiração para o assassinato de nacionais dos EUA, membros do serviço militar e também por ter enviado material confidencial para terroristas, além de colaborar para o assassinato em massa num país estrangeiro. É possível que Melzer seja condenado à prisão perpétua.

Estados Unidos guerra Turquia soldado

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!