Cena de 'Som da Liberdade' - Divulgação/Angel Studios
Som da Liberdade

Som da Liberdade: Onde assistir ao filme que causou polêmica no último ano?

Associado a teorias conspiracionistas de extrema-direita como a QAnon, o longa foi considerado o filme mais polêmico de 2023; descubra onde assistir

Éric Moreira Publicado em 29/01/2024, às 11h22

Em setembro de 2023, chegou aos cinemas brasileiros aquele que viria a ser considerado "o filme mais polêmico do ano": 'Som da Liberdade'. Dirigido por Alejandro Gómez Monteverde, a produção só podia ter sido assistida por aqueles que foram aos cinemas para vê-lo — até recentemente, quando ficou disponível no catálogo do Amazon Prime Video, sem quaisquer custos adicionais para os assinantes da plataforma.

Conforme descrito pela Rolling Stone Brasil, 'Som da Liberdade' é uma adaptação — com algumas alterações em relação à realidade — da história real de Tim Ballard, um agente especial norte-americano que prende uma série de pedófilos e pessoas envolvidas com o tráfico de crianças há mais de uma década. Quem dá vida a Ballard, no caso, é Jim Caviezel (ator que interpretou Jesus em 'A Paixão de Cristo', de 2004).

"Um ex-agente federal embarca em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la", narra a sinopse.

+ Som da Liberdade: Entenda as polêmicas antes de assistir ao filme

Polêmica, recepção e QAnon

Logo após sua estreia nos Estados Unidos, 'Som da Liberdade' já começou a chamar bastante atenção devido ao número de polêmicas registradas, desde sua bilheteria estranhamente alta com relação a algumas salas de cinema bem vazias, até a acusação de o filme ser um veículo de propagação da QAnon, uma teoria da conspiração de extrema-direita que acredita existir uma elite global formada por adoradores de Satanás, canibais e pedófilos que matam crianças e cometem vários tipos de barbaridades.

+ QAnon: O que é o perigoso grupo de conspiradores apoiados por Elon Musk

Além do mais, outra razão para as polêmicas em torno do filme é a própria figura de Tim Ballard, que recebeu uma série de acusações de abuso e assédio sexual. Ainda assim, 'Som da Liberdade', mesmo sem conquistar a crítica e o público, arrecadou uma impressionante quantia total em bilheteria, ultrapassando os US$ 250 milhões no total.

Mundo curiosidades notícias filme polêmica entretenimento Streaming QAnon Som da Liberdade Tim Ballard

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro