Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tim Ballard

Tim Ballard, herói real de Som da Liberdade, é denunciado por abuso

Ao todo, sete mulheres denunciaram Tim Ballard, autoproclamado ativista de combate ao tráfico sexual infantil e herói em novo filme

Redação Publicado em 19/09/2023, às 09h33 - Atualizado em 03/10/2023, às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tim Ballard - Foto por Gage Skidmore pelo Wikimedia Commons
Tim Ballard - Foto por Gage Skidmore pelo Wikimedia Commons

Retratado como herói no novo filme 'Som da Liberdade', disponível nos cinemas brasileiros, o autoproclamado ativista Tim Ballard recebeu sete denúncias de mulheres por assédio recentemente. O homem, no caso, é fundador e ex-CEO da Operation Underground Railroad, uma organização de combate ao tráfico sexual infantil.

De acordo com uma reportagem publicada na última segunda-feira, 18, pela Vice, Ballard teria coagido diferentes mulheres a agirem como se fossem suas esposas em missões secretas no exterior, destinadas a princípio a resgatar vítimas de tráfico sexual. Entre os relatos, é dito que ele convencia essas mulheres a compartilharem a cama ou tomarem banhos juntos, para, nas palavras dele, enganar os traficantes.

Além disso, outros relatos ainda apontam que Ballard teria enviado fotos apenas de cueca para uma mulher, enquanto outra teria sido questionada "até onde ela estava disposta a ir" pelo resgate das crianças, de acordo com o portal Terra. As acusações, porém, não são tão recentes: desde junho já corria uma carta denunciando os casos de assédio entre membros de sua organização.

Tim Ballard
Tim Ballard / Crédito: Foto por Gage Skidmore pelo Wikimedia Commons

Após a repercussão das acusações contra Tim Ballard, a ONG Operation Underground Railroad revelou publicamente que ele "renunciou à O.U.R. em 22 de junho de 2023", e "está permanentemente afastado da organização".

Ao mesmo tempo, afirmaram que não toleram "assédio sexual ou discriminação por parte de qualquer pessoa em sua organização", e que teriam contratado um escritório de advocacia independente para prosseguir com as investigações.

Além disso, diversos veículos da imprensa norte-americana atestaram que Ballard pretendia, em um futuro próximo, concorrer ao Senado nos Estados Unidos pelo mesmo partido que o ex-presidente Donald Trump.

Diante das graves acusações, Ballard enviou um comunicado exclusivo a People em setembro. Ele afirmou que as acusações são falsas. Ao mesmo tempo, também declarou que se trata de 'invenções infundadas' visando 'destruí-lo'. 

"Tal como acontece com todos os ataques ao meu caráter e integridade ao longo de muitos anos, as últimas alegações sexuais promovidas pelos tabloides são falsas. São invenções infundadas destinadas a destruir a mim e ao movimento que construímos para acabar com o tráfico e a exploração de crianças vulneráveis", afirmou ele no comunicado. 

'Som da Liberdade'

O filme 'Som da Liberdade', dirigido por Alejandro Gómez Monteverde e que chega aos cinemas brasileiros nesta semana, retrata a vida de Tim Ballard (aqui interpretado por Jim Caviezel), um ex-agente federal que "embarca em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la", descreve a sinopse.

Por mais que a narrativa pareça comum a um filme de ação, a história chama bastante atenção por se inspirar em uma pessoa real, retratada como 'herói'. Porém, o próprio ativista admitiu que a produção teve liberdade criativa, e por isso nem tudo ali retratado é real.

+ QAnon: O que é o perigoso grupo de conspiradores apoiados por Elon Musk

No entanto, o longa vem sendo razão para uma série de polêmicas desde que começou a ser exibido em cinemas nos Estados Unidos, conseguindo um aparente sucesso nas bilheterias — o que por si só chama a atenção, considerando-se que alguns vídeos publicados em redes sociais mostram salas de cinema exibindo-o praticamente vazias — mesmo que seja ligado pelo público a teoria conspiratória QAnon.