Trecho de vídeo mostrando policiais ao redor de jornalista caído no chão - Divulgação/ Youtube/ Newsfirst Sri Lanka
Sri Lanka

Sri Lanka: Jornalistas são agredidos por policiais em manifestações

Equipe de televisão teria sido impedida de fazer seu trabalho pelos agentes da lei

Redação Publicado em 12/07/2022, às 13h18

Uma equipe de profissionais da emissora televisiva Newsfirst teria sido atacada por oficiais ao tentarem fazer a cobertura jornalística das agitadas manifestações que ocorreram no Sri Lanka no último final de semana. 

Os protestos, que ocorrem após uma crise econômica tomar conta do país asiático, terminaram com a invasão do palácio presidencial e expulsão do presidente, Gotabaya Rajapaksa

A presença policial, que tentava reprimir os muitos manifestantes, também investiu contra um grupo de 8 repórteres, ainda que eles houvessem avisado previamente as autoridades sobre sua intenção de gravar o evento. 

Como os profissionais faziam uma transmissão ao vivo, a violência dos agentes da lei acabou sendo foi divulgada imediatamente pelo telejornal noturno da Newsfirst, que é um dos maiores veículos jornalísticos do Sri Lanka. 

Brutalidade policial 

Nas imagens, é possível ver o momento em que vários oficiais se aproximam, gritando, e também quando derrubam e agridem um dos cinegrafistas.

Ainda de acordo com a emissora, parte da equipe tentou ajudar o colega atacado, mas foi impedida por pancadas de cassetete e jatos de gás lacrimogêneo. Quatro dos oito jornalistas ficaram com ferimentos graves, necessitando de atendimento médico. 

Vale lembrar que, no relatório a respeito da liberdade de imprensa ao redor do mundo publicado pela Repórteres sem Fronteiras (RSF) neste ano de 2022, o Sri Lanka ocupou a 146ª posição em um total de 180 países. O Brasil, por exemplo, estava como 110º no ranking. 

Veja abaixo o vídeo mostrando o ataque: 

ataque notícias manifestação televisão Sri Lanka liberdade de imprensa Policiais

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria