Professora gravada enquanto faz saudação nazista em sala de aula - Reprodução/Vídeo/Youtube
Nazismo

StandWithUs Brasil condena apologia ao nazismo de professora: 'Tais expressões não podem ter espaço'

Professora foi filmada em sala de aula reproduzindo gesto nazista

Redação Publicado em 13/10/2022, às 10h51

Circulou nas redes sociais um vídeo que mostra uma professora reproduzindo um gesto nazista em sala de aula, despertando a indignação de internautas ao redor do Brasil. O caso aconteceu em Ponta Grossa (PR), e a professora é identificada como Josete Biral, que ministrava no Colégio Sagrada Família como professora de redação. 

Após a repercussão do caso, a docente foi demitida da escola, que se manifestou sobre o episódio e o classificou como imprudência, descuido e um grande erro da professora.

A StandWithUs Brasil, instituição que trabalha para lembrar e conscientizar sobre o antissemitismo e o Holocausto, condenou a atitude da professora através de uma nota publicada no Instagram. A instituição enfatiza que 'tais expressões não podem ter espaço em nossa sociedade'. 

"A StandWithUs Brasil condena veementemente qualquer tipo de apologia ao nazismo e ressalta a necessidade de serem coibidos discursos e atos de ódio. Tais expressões não podem ter espaço em nossa sociedade e, especialmente, no espaço da sala de aula, que deveria ser usado para refletir sobre a história da humanidade e a necessidade de jamais repetirmos suas mais tristes passagens", diz o comunicado. 

 

O que diz a professora

Em relato à Folha, o advogado da professora, Alexandre Jorge, negou a saudação nazista, apesar de o episódio ter sido filmado.

"O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista. Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria", escreveu ele. 

Nazismo guerra Segunda Guerra Hitler Humanidade tortura Crimes campo de concentração

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro