Peritos examinando o carro Puma - Reprodução
Brasil

STJ nega pedido para reabertura do caso Riocentro, um dos mais emblemáticos da ditadura militar

O atentado pretendia incriminar grupos de esquerda, o que faria que o processo de abertura política, iniciado no final da década de 1970, fosse interrompido

Fabio Previdelli Publicado em 26/09/2019, às 10h43

Ontem, 25, a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso do Ministério Público Federal (MPF) para reabrir o processo sobre o caso Riocentro. Por 5 votos a 2, os ministros entenderam que o episódio realizado por militares — considerado um dos mais emblemáticos da ditadura militar — prescreveu e, portanto, os acusados não poderiam ser julgados pela Justiça ou responsabilizados pelos crimes cometidos.

O caso voltou à tona em agosto, quando teve seu julgamento iniciado. Na ocasião, o relator, ministro Rogério Schietti, votou a favor da punição contra os militares envolvidos. Em sua concepção, o ataque se configura como um crime contra humanidade e, por isso, seria imprescritível.

A discussão foi retomada 40 anos após a Lei da Anistia ser sancionada pelo então presidente João Figueiredo, em 28 de agosto de 1979. O decreto perdoava os crimes políticos cometidos no país entre setembro de 1961 e agosto daquele mesmo ano.

Pessoas protestando contra a Lei da Anistia / Crédito: Reprodução


O caso Riocentro aconteceu em 30 de abril de 1981, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Naquele dia aconteceram dois atentados, o primeiro deles foi a explosão de um automóvel Puma no qual estavam o sargento Guilherme Pereira do Rosário e o capitão Wilson Machado, que foi o único sobrevivente. O segundo foi uma bomba detonada dentro da casa de força do Riocentro, que abrigava cerca de 20 mil pessoas em um show que homenageava o Dia do Trabalhador.

Os atos pretendiam incriminar grupos de esquerda, o que faria que o processo de abertura política, iniciado no final dadécada de 1970, fosse interrompido. O atentado é visto com uma das últimas tentativas militares de evitar que o país voltasse a ter eleições representativas.

Brasil Rio de Janeiro Ditadura militar João Figueiredo militares 1981 processo Guilherme Pereira do Rosário MPF lei da anistia Superior Tribunal de Justiça Ministério Público Federal STJ Dia do Trabalhador Wilson Machado Atentado ao Riocentro

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington