Fotografia da tábua - Divulgação/ Arqueologia em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (AIM-V)
Arqueologia

Tábua medieval com 'maldição do diabo' é encontrada na Alemanha

A tabuleta datada do século 15 citava o demônio Belzebu em sua inscrição, sendo destinada a amaldiçoar dois indivíduos diferentes

Ingredi Brunato Publicado em 14/12/2023, às 15h39

Em Rostock, uma cidade localizada na porção nordeste da Alemanha, a escavação de uma antiga latrina que remontava à Idade Média acabou revelando uma tábua com inscrições curiosas. 

Isso pois o artefato datado do século 15 traz aquilo que foi descrito pelos pesquisadores como uma "maldição do diabo". Conforme repercutiu o Heritage Daily, a inscrição, que foi esculpida em escrita gótica, diz "sathanas taleke belzebuk hinrik berith". 

Trata-se de uma maldição rogada contra um homem e uma mulher; chamados, respectivamente, de Taleke e Hinrik. Outro detalhe é que o autor da praga invoca o ser diabólico Belzeu para atormentar o casal. 

Segundo especularam os arqueólogos responsáveis pela análise da descoberta, é possível que o indivíduo que escreveu as palavras malditas fosse motivado pelo desejo de perturbar um relacionamento amoroso alheio — querendo, por exemplo, se vingar após não ter seus sentimentos correspondidos por um deles. 

Histórico

Vale apontar que tabuletas contendo maldições desse tipo eram mais comuns durante o período greco-romano, quando eram escritas em folhas de chumbo que eram então enroladas como pergaminhos. 

Alemanha notícias arqueologia Maldição tábua

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência