Comerciante prepara buquê de flores para o Dia dos Namorados - Getty Images
Talibã

Talibã proíbe celebração do Dia dos Namorados: 'Slogan dos infiéis'

No Afeganistão, regime considera que a data representa uma 'simpatia pelo papa cristão'; entenda!

Redação Publicado em 14/02/2023, às 15h06

O Dia dos Namorados, conhecido como Dia de São Valentim em algumas culturas, é celebrado nesta terça-feira, 14, em diferentes países, como Estados Unidos, Filipinas, África do Sul e França.

No entanto, a data não poderá ser comemorada no Afeganistão, uma vez que o grupo fundamentalista islâmico Talibã emitiu um comunicado informando a proibição de qualquer manifestação em referência a data.

Segundo informações do jornal O Globo, os comerciantes da capital Cabul recolheram os buquês de flores e bichos de pelúcia que faziam alusão ao Dia dos Namorados após o anúncio da medida. Em cartaz colocado na porta dos estabelecimentos, o Ministério para a Prevenção do Vício e Promoção da Virtude declarou:

O Dia dos Namorados não é islâmico e não faz parte da cultura afegã, é um slogan publicitário para os infiéis. Comemorá-lo é mostrar simpatia pelo papa cristão". 

Comerciantes 

Conforme noticiado pela agência de notícias AFP, os comerciantes comentaram a respeito da proibição do Talibã. É importante ressaltar que, apesar do Dia de São Valentim não ser amplamente comemorado no país, muitos cidadãos com maior poder aquisitivo passaram a incentivar os festejos com o objetivo de movimentar a economia

Como podem ver não temos clientes, a situação está muito ruim. Antes tínhamos muitos clientes que presenteavam com flores. Porém, o emirado islâmico do Afeganistão não permite que as pessoas celebrem do Dia de São Valentim, assim temos menos clientes", afirmou Omar, dono de uma floricultura. 
proibição Afeganistão Dia dos Namorados Talibã Dia de San Valentin

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro