Lançamento do telescópio espacial James Webb - Divulgação/Vídeo/Twitter/@NASA
Espaço

Telescópio espacial James Webb decola com sucesso

O observatório é o maior, mais caro e poderoso já desenvolvido e foi lançado na manhã deste sábado, 25

Isabela Barreiros Publicado em 25/12/2021, às 10h22

Às 9h20, no horário de Brasília, deste sábado de Natal, 25, foi feito o lançamento bem-sucedido do Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês), feito a partir da base aérea de Kourou, na Guiana Francesa.

O observatório é considerado o maior, mais poderoso e mais caro já desenvolvido pela Nasa, custando cerca de US$ 10 bilhões às agências espaciais americana e europeia, a ESA, segundo informações do jornal O Globo.

Para chegar a esse resultado, o equipamento levou 25 anos para ficar pronto, desde o desenvolvimento até o lançamento, além de uma série de atrasos para que a decolagem fosse finalmente feita.

We have LIFTOFF of the @NASAWebb Space Telescope!

At 7:20am ET (12:20 UTC), the beginning of a new, exciting decade of science climbed to the sky. Webb’s mission to #UnfoldTheUniverse will change our understanding of space as we know it. pic.twitter.com/Al8Wi5c0K6

— NASA (@NASA) December 25, 2021

O James Webb iria entrar em órbita inicialmente em algum momento entre 2007 e 2011, mas o projeto ficou cada vez mais complexo com o tempo e a data foi sendo adiada. Em 2018, o lançamento ficou para outubro de 2021, mas foi remarcado para 24 de dezembro, que também foi adiado para o dia seguinte devido a más condições climáticas.

As expectativas para o telescópio estão especialmente altas. Isso acontece porque o equipamento pode ser até 100 vezes mais poderoso que o Hubble ao funcionar como espelho enorme com um infravermelho que permite ver coisas muito além do que é possível hoje.

Equipado com as ferramentas mais modernas e sofisticadas que existem, ele poderá revelar as profundezas ocultas de nosso universo, examinando minuciosamente a luz fraca das primeiras estrelas e galáxias criadas após o Big Bang — há cerca de 250 milhões de anos.

Os cientistas envolvidos no projeto do James Webb estimam que o observatório chegará até o local em que ficará orbitando o Sol, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, em cerca de duas semanas.

+++ Saiba mais sobre o James Webb por meio desta matéria da Aventuras na História. 

História Nasa Espaço notícia james webb telescópio espacial

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria