Imagem mostrando telhas descobertas - Divulgação/ IAA
Arqueologia

Telhas de cerâmica mais antigas da história de Israel são descobertas

As autoridades israelenses anunciaram recentemente a incrível descoberta dos artefatos, que remontam à época do rei Antíoco IV

Redação Publicado em 06/12/2023, às 14h42

Os pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciaram a descoberta de 16 telhas de cerâmica no Parque Nacional da Cidade de David que foram consideradas as mais antigas já encontradas no território. 

As análises revelam que esses artefatos remontam à época do rei Antíoco IV Epifânio, um governante grego pertencente à dinastia selêucida que esteve no poder entre 175 a.C. e 164 a.C.

Vale apontar que o achado arqueológico ocorreu nas proximidades das muralhas da antiga Jerusalém, e, até o momento, os vestígios da presença selêucida na região eram raras, o que torna o desdobramento ainda mais valioso para os arqueólogos israelenses. 

Imagem aérea do Parque Nacional da Cidade de David / Crédito: Divulgação/ Kobi Harati/ Cidade de David 

 

Mais detalhes 

Conforme repercutiu o The Jerusalem Post, as telhas em questão foram feitas a partir de um material durável e resistente à água, cujo processo de fabricação foi inventado na Grécia em meados do século 7 a.C.

As telhas eram muito raras na nossa região durante este período e eram estranhas às tradições construtivas locais, indicando que a técnica de utilização de telhas para cobrir partes de uma torre ou estrutura dentro daquela famosa fortaleza foi trazida de áreas controladas pelos gregos por governantes estrangeiros", apontou o IAA em uma declaração divulgada pelo veículo. 
Israel descoberta notícias arqueologia cerâmica telhas

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental