Casco encontrado em pedreira - Divulgação/ Wessex Archeology
Arqueologia

Trabalhadores de pedreira descobrem casco de navio da época de Elizabeth I

A descoberta inesperada do navio do século 16 pode apresentar novas evidências de uma época importante da história da Inglaterra

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/01/2023, às 16h34

A maior parte do casco de madeira de um navio do século 16 foi encontrada no sudeste da Inglaterra, a 300 metros da costa mais próxima, em uma pedreira abandonada.

O casco é da época de Elizabeth I, quando a Inglaterra começou a ampliar seu poderio marítimo e aumentar suas rotas comerciais pelo mar. Andrea Hamel, uma arqueóloga marinha que trabalhou na investigação da descoberta, explica que esse tipo de achado é raro. A examinação desse casco em específico pode ajudar a entender melhor o período de expansão marítima inglesa.

De acordo com informações do site LiveScience, os restos do navio foram encontrados em abril de 2022, 100 quilômetros ao sudeste de Londres. A descoberta foi reportada ao governo local, que chamou a agência governamental Historic England para a investigação. Essa organização se dedica à preservação da história do país.

Importância histórica

A análise da madeira do casco, baseada nos padrões dos anéis de crescimento das árvores, chegou à conclusão de que o navio foi construído entre 1558 e 1580, o que posiciona o barco num período transicional de construção, onde técnicas estavam sendo mudadas e reformuladas para possibilitar a construção de navios cada vez maiores e mais pesados.

Tais embarcações seriam essenciais na história do colonialismo e da exploração do novo mundo. Essa é uma descoberta rara, já que a madeira decompõe rapidamente quando exposta ao ar e à água.

O fato de ter sido encontrada protegida por uma camada de sentimentos, na pedreira, explica o estado de conservação desse achado, já que não estava exposto ao ar nos últimos 400 anos, protegido por uma camada de lodo.

Inglaterra arqueologia Elizabeth I navio exploração marítima

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais