Imagem do bilhete e das pedras enviadas ao parque arqueológico de Pompeia - Reprodução/X/@GZuchtriegel
Pompeia

Turista devolve pedras furtadas em Pompeia e cita "maldição"

Uma turista, que não divulgou seu nome, enviou uma carta ao parque arqueológico pedindo desculpas pelo furto, que teria resultado em uma “maldição” para ela

Redação Publicado em 24/01/2024, às 14h48 - Atualizado às 14h49

Durante uma visita à antiga cidade romana de Pompeia, que foi devastada em 79 d.C. pela erupção do vulcão Monte Vesúvio, uma turista coletou pedras vulcânicas no local como uma lembrança do passeio. Agora, ela devolveu os objetos pelo correio, com uma carta dizendo que sofreu uma “maldição” do lugar. 

Em seu perfil do X, antigo Twitter, o diretor do parque arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel, postou uma foto das pedras e da carta escrita em inglês, que diz: “Eu não sabia sobre a maldição. Não sabia que não deveria pegar nenhuma pedra”.

Um ano depois, tive câncer de mama. Sou uma mulher jovem e saudável, e os médicos disseram que foi 'apenas má sorte'. Por favor, aceite minhas desculpas e esses pedaços [de pedra]", escreveu a mulher na correspondência.

Conforme repercutido pelo site da revista Galileu, em resposta ao pedido de desculpas, Zuchtriegel disse: “Querida remetente anônima desta carta… as pedras-pomes chegaram a Pompeia… agora boa sorte para o seu futuro e in bocca al lupo [expressão idiomática para a boa sorte], como dizemos na Itália”.

Dear anonymous sender of this letter … the pumice stones arrived in Pompeii… now good luck for your future & in bocca al lupo, as we say in Italy pic.twitter.com/vaYlqUudke

— Gabriel Zuchtriegel (@GZuchtriegel) January 9, 2024

Arrependimentos

Esta turista não foi a única que se arrependeu de ter coletado pedras vulcânicas em Pompeia. Sophie Hay, uma arqueóloga de langa data do parque, compartilhou em seu perfil do X diversos relatos de visitantes que passaram pela mesma situação. 

Esta manhã, descobri uma pequena exposição no escritório de materiais retirados de Pompeia e eventualmente devolvidos ao local por visitantes atormentados pela culpa ao longo dos anos", escreveu Sophie em seu post.

Segundo o portal italiano Rai News.it, a “lenda da maldição” faz com que muitas pessoas devolvam o que foi roubado para servir de “lembrança” ou souvenir da viagem. “É uma pena, mas devo devolver essas pedras mágicas que peguei em 2006. Elas não trouxeram sorte para mim e minha família”, diz um dos bilhetes escrito por uma turista chamada Jana, que também enviou um punhado de rochas.

“Não sabemos se foi a maldição ou apenas uma coincidência, mas desde que temos essas pedras, tivemos azar”, diz outra correspondência, que chegou acompanhada de um pacote com fragmentos de colunas de Pompeia.

This morning I discovered the little display in the office of material taken from but eventually returned to #Pompeii by guilt-ridden visitors over the years. #sorry pic.twitter.com/8gRONB5jAy

— Dr Sophie Hay (@pompei79) May 29, 2023

 

objetos Pompeia arrependimento pedras Maldição desculpas Furto bilhete

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro