Carolina Shiino, vencedora do Miss Japão 2024 - Reprodução/Redes Sociais/Instagram/@karolina0824
Mundo

Ucraniana gera debate ao vencer o Miss Japão; entenda

De origem ucraniana, Carolina Shiino, coroada como Miss Japão 2024, gerou debates; entenda!

Redação Publicado em 26/01/2024, às 17h05

Na última segunda-feira, 22, a edição de 2024 do Miss Japão gerou um debate sobre o que significa ser japonesa. Isso aconteceu, pois a modelo, de origem ucraniana, Carolina Shiino, foi a vencedora do concurso. 

Momentos após ter sido coroada, ela falou em japonês sobre a sua trajetória e como se tornou a primeira cidadã naturalizada japonesa a vencer o concurso. “Houve barreiras raciais, e tem sido desafiador ser aceita como japonesa.”, disse Carolina, que se mudou para o Japão aos cinco anos.

Conforme repercutido pela BBC, parte da população considerou a vitória como “sinal dos tempos”, já outros afirmaram que ela não se parece com uma verdadeira “Miss Japão”. Além disso, o fato de Carolina não ter nenhum parentesco japonês gerou ainda mais comentários nas redes sociais. 

Essa pessoa que foi escolhida como Miss Japão não tem nem mistura com japonês, é 100% ucraniana pura. Entendo que ela seja linda, mas isso é o Miss Japão", afirmou um internauta na rede social X (antigo Twitter).

Outros chegaram a dizer que sua coroação enviava uma “mensagem errada” para a população: “Acho que os japoneses naturalmente recebem uma mensagem errada quando uma pessoa de aparência europeia é considerada a japonesa mais bonita.”

Identidade nacional

Esta não é a primeira vez que os traços físicos da vencedora do concurso geraram um debate nacional. Em 2015, Ariana Miyamoto se tornou a primeira mulher birracial a ser coroada Miss Japão. Na ocasião, a coroação de Miyamoto, que tem mãe uma japonesa e um pai afro-americano, culminou em um debate sobre a elegibilidade de uma pessoa mestiça. 

Ariana Miyamoto, vencedora do Miss Japão 2015 - Créditos: Getty Images

 

Em uma entrevista à BBC, a diretora do concurso de beleza Miss Japão Grand Prix, Ai Wada, explicou que a vitória de Carolina foi feita com “total confiança”.

Ela fala e escreve num lindo e educado japonês. Ela é mais japonesa do que nós.", disse Wada à BBC.

No início de 2023, quando Carolina recebeu sua nacionalidade japonesa, ela compartilhou a novidade em seu perfil do Instagram, onde disse que “pode não parecer japonesa”, mas sua mente “tornou-se japonesa” por crescer no país.

Ao receber a faixa e a coroa de Miss Japão, ela disse que ganhar a competição era “um sonho”. “Ser reconhecida como japonesa nessa competição me enche de gratidão.”, acrescentou Carolina.

 

Japão Ucrânia Debate Modelo escolha identidade nacional Miss Japão

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência