Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sonda

Primeira imagem feita por sonda japonesa na Lua é divulgada

A Agência Espacial do Japão (Jaxa) divulgou, nesta quinta-feira, 25, a primeira imagem capturada pela sonda SLIM em solo lunar; confira!

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 25/01/2024, às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Peter Dargatz por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Peter Dargatz por Pixabay

A Agência Espacial do Japão (Jaxa) divulgou nesta quinta-feira, 25, a primeira imagem capturada pela sonda não tripulada "SLIM" durante a histórica missão de exploração lunar do país. A Universidade Doshisha, parceira no projeto, foi responsável por compartilhar a fotografia do solo lunar.

Na imagem, é possível visualizar o terreno acidentado da Lua e o módulo que transportou as sondas japonesas até o satélite natural da Terra.

De acordo com o portal Metrópoles, o pouso na Lua, denominado alunissagem, foi realizado com êxito na última sexta-feira, 19 de janeiro, representando um feito histórico.

Características da SLIM

Denominado "SLIM", que significa Módulo de Pouso Inteligente para Investigar a Lua em inglês, esse módulo possui dimensões de aproximadamente 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura.

Ele conduziu duas sondas, sendo uma delas, responsável pela captura da imagem, apenas um pouco maior do que uma bola de tênis, enquanto a outra tem tamanho um pouco maior do que uma caixa de sapatos.

O desenvolvimento de ambas as sondas contou com a colaboração da empresa Sony e de uma fabricante de brinquedos.

Confira a imagem divulgada:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!