Helicóptero na superfície de Marte - Reprodução / NASA
Espaço

Último contato com helicóptero Ingenuity em Marte é realizado pela Nasa

A aeronave encerrou suas atividades na última terça-feira, 16, depois de 3 anos atuando na superfície do “planeta vermelho”

Isabelly de Lima Publicado em 17/04/2024, às 15h55

Na última terça-feira, 16, o helicóptero Ingenuity Mars, da Nasa, encerrou sua missão depois de 3 anos operando na superfície em Marte. Após um pouso difícil durante seu último voo, o helicóptero não mais poderá voar e agora será utilizada como uma plataforma estacionário que irá coletar dados que podem facilitar futuras missões no local.

Na última vez que a equipe da missão se reuniu foi no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês), na Califórnia, nos EUA, a fim de monitorar uma transmissão da aeronave — que seria sua última. Entretanto, ainda que a missão tenha sido finalizada em janeiro, o Ingenuity permaneceu em comunicação com a sonda Perseverance, da Nasa, que serve de estação-base para o objeto.

Josh Anderson, líder da equipe, disse em um comunicado: "É quase inacreditável que após mais de 1.000 dias marcianos na superfície, 72 voos e um pouso difícil, ela ainda tenha algo a oferecer. E graças à dedicação desta incrível equipe, não só Ingenuity superou nossos sonhos mais loucos, mas também pode nos ensinar novas lições nos anos que virão".

Nos três últimos anos, de acordo com a Galileu, o helicóptero recebeu muitos cartões-postais eletrônicos, cerca de milhares, com mensagens de apoio em um site oficial da missão. Um vídeo sobre as mensagens foi produzido pela equipe responsável. A aeronave vai continuar a coletar dados diários em sua localização atual (Valinor Hills).

Armazenamento de dados

O helicóptero irá coletar informações de temperatura e imagens da superfície. Segundo a equipe do Ingenuity, os dados mais recentes da aeronave confirmou que a atualização do software foi bem-sucedida e esse sistema irá permitir que dados continuem sendo coletados ainda que o contato com a Perseverance seja cancelado.

Caso algum componente elétrico importante falhe no futuro ou o objeto perca energia por qualquer motivo que seja, as informações coletadas serão armazenadas a bordo, com capacidade de até 20 anos de dados diários.

Nasa Marte aeronave Espaço vermelho planeta dados helicóptero superfície contato pouso atuação último armazenamento

Leia também

Em entrevista, papa Francisco diz que homossexualidade é ‘condição humana’


Novo estudo confirma teoria de Einstein sobre buracos negros


Bebê Rena: Martha da vida real também perseguiu político com e-mails


Vídeo publicado por Trump menciona 'Reich unificado' caso seja reeleito


Entenda regra que impede Olivia Colman de concorrer ao Emmy por The Crown


Preso por espionagem, cientista russo é condenado a 14 anos de prisão