Foto da polícia religiosa do estado de Kano, na Nigéria - Divulgação / Twitter
África

Unicef sai em defesa de adolescente condenado por blasfêmia na Nigéria

O menino foi sentenciado a 10 anos de prisão pela acusação de fazer comentários hereges ​​a respeito de Alláh durante uma discussão com um amigo

Giovanna de Matteo Publicado em 17/09/2020, às 08h00

A Unicef, agência especial da ONU que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, recorreu às autoridades nigerianas contra um caso que condena um menino de 13 anos a 10 anos de prisão por blasfêmia.

O pedido da organização foi para que o as autoridades nigerianas revejam imediatamente a decisão contra a criança, tomada pelo tribunal islâmico do estado de Kano, um dos 12 estados nigerianos que praticam o sistema da Lei Sharia.

Apenas muçulmanos podem ser julgados pelos tribunais sob o sistema de justiça que opera a Sharia, tendo eles o seu próprio Tribunal de Apelação, que lida com questões civis e criminais envolvendo muçulmanos.
 
Segundo Peter Hawkins, representante da Unicef ​​em Kano, a sentença dada ao jovem de apenas 13 anos "nega todos os princípios fundamentais dos direitos da criança e da justiça infantil que a Nigéria - e, por implicação, o estado de Kano - assinou".
 
A acusação contra ele foi feita em agosto, mas o advogado do menino, Kola Alapinni, disse ter entrado com um recurso contra a sentença em setembro, porém, até o momento enhuma data foi definida para que o recurso a favor da criança fosse ouvido no tribunal.
 
“Esta é uma violação da Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança. Uma violação da Constituição da República Federal da Nigéria”, acrescentou o advogado de defesa.
Nigéria Crime África Ocidental Islã blasfêmia Sharia Unicef

Leia também

Falhas geológicas em lua de Saturno podem desvendar ‘sinais alienígenas’


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Antigo ambiente similar com a Terra em Marte é descoberto a partir de novos achados