Os vestígios do templo budista em Bangladesh - Divulgação/Departamento de Arqueologia (Khulna)
Ásia

Vestígios de antigo templo budista são encontrados em Bangladesh

O local, que provavelmente remonta entre o século 9 e meados do século 11, possui características únicas em comparação a outros mosteiros da região

Isabela Barreiros Publicado em 23/03/2020, às 15h45

Um antigo mosteiro budista que, segundo especialistas, data entre o século 9 e meados do século 11, foi encontrado em Bangladesh. A descoberta inclui pelo menos dois templos e pátios budistas, além de 18 quartos no interior do enorme local, onde os monges residiam naquele período.

De acordo com a diretora do Departamento de Arqueologia (Khulna), Afroza Khan Mita, essa foi uma das raras vezes que vestígios de um local desse tipo foram encontrados em Bangladesh. Ela afirma ainda que as esculturas possuem características únicas, diferindo quase completamente de outros mosteiros já vistos na região.

“Depois de escavar o local, encontramos fragmentos de tijolos ornamentados, placas de terracota e panelas de barro. Os fragmentos de tijolos e placas de terracota têm gravuras de flores de lótus e formas geométricas. Um tipo especial de panela de barro também foi recuperado aqui, que só é encontrado em mosteiros budistas dos séculos 7 e 11”, explicou Urmila Hasnat, uma das pesquisadoras do Departamento de Arqueologia.

O arqueólogo Arun Nag também afirmou que "esta descoberta em Keshabpur, em Jessore, é de vital importância para a história arqueológica de Bangladesh”. Ele relembra que este foi o segundo mosteiro budista encontrado no sul de Bengala depois do de Bharat Bhayana, o que revela a relevância das antigas estruturas em futuras pesquisas sobre o tema.

História Ásia notícia budismo tempo

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada