O Tesouro de Vilhena - Divulgação/Enrique Íñiguez Rodríguez
Ferro

Vestígios de ferro meteórico são encontrados no Tesouro de Vilhena

Descoberto por José María Soler em 1963 em Vilhena, na Espanha, o tesouro é um dos mais significativos da Idade do Bronze na Península Ibérica

Giovanna Gomes Publicado em 29/01/2024, às 11h05

Um artigo publicado na revista "Prehistory Works" revelou que dois objetos do Tesouro de Vilhena teriam sido perfurados utilizando ferro meteórico. O estudo foi conduzido por pesquisadores do Museu Arqueológico Nacional, da Autoridade de Desenvolvimento do Portão de Diriyah (Arábia Saudita) e do Instituto de História CSIC.

O Tesouro de Vilhena, descoberto por José María Soler em 1963 em Vilhena, Espanha, é um dos mais significativos tesouros da Idade do Bronze na Península Ibérica. A coleção inclui tigelas, garrafas e pulseiras elaboradamente trabalhadas com ouro, prata, ferro e âmbar.

Antes da introdução da fundição de ferro, o ferro era considerado um metal precioso, com o ferro meteórico sendo a única fonte desse metal utilizado para a criação de joias, ferramentas e armas durante a Idade do Bronze.

Duas peças

De acordo com o portal Heritage Daily, o estudo concentrou-se em duas peças de ferro do Tesouro de Vilhena: uma pulseira e uma pequena semisfera oca adornada com uma folha de ouro, possivelmente a parte superior de um cetro ou cajado. Análises das amostras retiradas desses objetos revelaram claramente traços de ferro e níquel.

As amostras foram submetidas a um estudo de espectrometria de massas no Curt-Engelhorn-Centre of Archaeometry gGmbH, que indicou que a tampa provavelmente foi confeccionada com ferro meteórico, com referência comparativa à composição global do meteorito Mundrabilla de ferro, que caiu na Terra há menos de um milhão de anos.

Os autores do estudo afirmam que os dados sugerem que a tampa e a pulseira são as primeiras peças atribuíveis ao ferro meteorítico na Península Ibérica, alinhando-se com uma cronologia do final da Idade do Bronze, antes do início da produção generalizada de ferro terrestre.

notícias arqueologia ferro ferro meteórico Tesouro de Vilhena

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro