Embaixador russo leva tinta vermelha no rosto - Reprodução - Youtube/Daily Mail
Mundo

Vídeo: Manifestantes jogam tintas em embaixador russo na Polônia

Missões diplomáticas foram canceladas após revoltas, veja o vídeo

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 09/05/2022, às 13h40

Sergei Andreev, embaixador da Rússia em solo polonês, recebeu um banho de tinta vermelha em sua chegada na cidade de Varsóvia, hoje, 9, de manhã. O diplomita foi o principal alvo de pessoas revoltadas com a situação atual da Ucrânia em decorrência da guerra que já dura mais de um mês, segundo apurou o portal “UOL”.

Sergei estava em direção a um cemitério de soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial, quando aconteceu a revolta. A agência de notícias estatal russa "Ria Novosti", fala que ele foi recebido com insultos e que ele teve seu caminho bloqueado por poloneses e ucranianos, o que gerou uma ação da polícia de contensão de possíveis atos de violência.

Por meio do Telegram, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, comentou o incidente alegando que "os fãs do neonazismo mais uma vez desnudaram seus rostos - e é sangrento".

"A demolição de monumentos aos heróis da Segunda Guerra Mundial, a profanação de sepulturas e agora a interrupção da cerimônia de colocação de flores em um dia sagrado para todas as pessoas decentes provam o óbvio — o Ocidente estabeleceu um curso para a reencarnação do fascismo", disse.

Veja o vídeo:

Vandalismo cancela agenda diplomática

Em meio a missão diplomática russa, Andreev ainda iria realizar a cerimônia do Regimento Imortal no Dia da Vitória, mas o Ministério das Relações Exteriores polonês, sugeriu o cancelamento de datas, para preservação de saúde do embaixador.

Desde o início do conflito, as autoridades ucranianas condenaram a Rússia por crimes de guerra, principalmente de que o país vizinho está atacando áreas ocupadas por civis. Moscou nega as acusações e diz que só tem como alvo as áreas militares e de infraestrutura na Ucrânia.

História guerra Rússia notícias Ucrânia diplomata manifestantes Guerra da Ucrânia Ucrânia x Rússia

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência