Registro do submarino da OceanGate - Divulgação/Oceangate Expeditions
Submarino Titan

Visitante do Titanic acredita que oxigênio do Titan vai durar mais do que o previsto

"Eles farão de tudo para se manterem calmos”, diz o empresário Oisin Fanning

Fabio Previdelli Publicado em 22/06/2023, às 09h46

Por volta das 7 horas da manhã desta quinta-feira, 22, a Guarda Costeira dos Estados Unidos deu por encerrado o prazo sobre o tempo de oxigênio disponível para o submarino Titan — que foi em busca dos destroços do RMS Titanic; naufragado em 15 de abril de 1912.

Apesar da notícia nada animadora, visto que as equipes de resgate parecem longe de encontrar o submersível, apesar das incessantes buscas, o empresário Oisin Fanning ainda mantém uma visão de esperança.

+ O quão profundo o submarino que foi visitar o Titanic pode estar?

Fanning, que já visitou o local de naufrágio do Titanic — a cerca de 3.800 metros de profundidade, no fundo do Oceano Atlântico —, alegou conhecer algumas das pessoas que estão no submarino Titan.

Por conta disso, Oisin acredita que os passageiros a bordo do Titan sabem como maximizar seu suprimento de oxigênio — o que lhes dariam um período maior do que o estipulado, conforme relatou em entrevista à BBC News.

Eles vão tentar preservar o oxigênio", apontou. "Eles farão de tudo para se manterem calmos, respirarem superficialmente e preservarem o oxigênio pelo maior tempo possível."

Por fim, o empresário Oisin Fanning ainda contou que os tripulantes do submersível precisam acordar por volta das 4 horas da manhã e os procedimentos de segurança são realizados cerca de quatro a cinco horas antes do Titan iniciar suas operações.

O desaparecimento do Titan

Operado pela OceanGate Expeditions, o submarino Titan passou a se aventurar pela costa de Newfoundland, no Canadá, no último domingo, 18. A missão do submersível era visitar os destroços do RMS Titanic — naufragado em 15 de abril de 1912.

A cada 15 minutos, o submarino enviava um sinal de alerta para a estação da Polar Prince. Acontece que o último sinal emitido pelo Titan foi feito às 15h do Greenwich Mean Time (GMT), o que seria por volta do meio-dia do horário de Brasília, da última segunda-feira, 19 — cerca de uma hora e 45 minutos após iniciar sua descida até os destroços do Titanic; que estão a cerca de 700 quilômetros ao sul da cidade de St. John's, no Canadá. Desde então, iniciou-se uma busca pelo submarino.

notícias titanic Buscas destroços oxigênio RMS Titanic Titan submarino Titan Guarda Costeira dos Estados Unidos prazo

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental