Ana Maria Ramos Estevão é autora de ‘Torre das Guerreiras’ - Divulgação e Memorial da Resistência SP
Ditadura militar brasileira

Vítima da ditadura militar relembra perseguição e tortura

Ana Maria Ramos Estevão, autora de ‘Torre das Guerreiras’, conversou com o site Aventuras na História sobre o lançamento e relembrou o período que mancha a história brasileira

Redação Publicado em 02/04/2022, às 06h00

Os brasileiros relembraram na última quinta-feira, 31, os 38 anos do golpe de 64, período que inaugurou a ditadura militar no Brasil, período marcado por perseguições, tortura e mortes.

Uma das vítimas do período que representa uma mancha na história brasileira é Ana Maria Ramos Estevão, uma das militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN). 

Relembrando o período, Estevão compilou sua trajetória na obra 'Torre das Guerreiras', lançada neste ano pela Editora 106 e que conta com prefácio escrito pela ex-presidente Dilma Rousseff, também vítima dos horrores do período. 

“A brava Ana Maria soube enfrentar o pior e, felizmente, está aqui para nos contar. Muitas não tiveram a mesma chance”, escreve Dilma. “Neste livro não há rancor, apenas o desejo de que aquelas tragédias não sejam esquecidas pelas atuais gerações”, escreve Dilma. “Comove pela honestidade e pela capacidade que a autora tem de, mesmo em meio ao ódio e à brutalidade das torturas com que nós, presos políticos, fomos tratados, encontrar, onde preponderava o sofrimento, pequenas alegrias e motivos para acreditar na humanidade quando a rotina era a banalidade do mal”, relata a ex-presidente.

O site Aventuras na História conversou com Ana Maria Ramos Estevão a respeito do lançamento e também do período que constantemente é alvo de negacionismo histórico e ataques infundados. 

Confira a entrevista completa nos vídeos abaixo!

Parte 1 

Parte 2 

Brasil tortura censura Ditadura militar Direita Esquerda Repressão Golpe de 1964 espancamentos

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada