Bolsonaro discursa durante live - Divulgação / YouTube / Jair Bolsonaro
Brasil

YouTube remove vídeos de canal de Bolsonaro por informações incorretas sobre Covid-19

Plataforma entende que conteúdo é uma desserviço aos usuários

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 22/07/2021, às 09h53

O Youtube removeu na noite da última quarta-feira, 21, alguns vídeos publicados no canal oficial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), alegando que a defesa do uso de cloroquina e ivermectina para o tratamento do novo coronavírus violava as políticas da plataforma ao estimular o método ineficaz, como informa a CNN Brasil. O conteúdo excluído havia sido publicado nos últimos dois anos.

A análise e retirada foi feita pelos moderadores da plataforma ao compreender as informações médicas incorretas como um desserviço aos usuários, principalmente no que diz respeito ao suposto tratamento precoce da doença e ineficácia das máscaras faciais. Em comunicado oficial, o Youtube detalhou a exclusão:

"Essas diretrizes estão de acordo com a orientação das autoridades de saúde locais e globais, e atualizamos nossas políticas conforme as mudanças nessas orientações. Aplicamos nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem seja o produtor de conteúdo ou de visão política".

Agora, os usuários que tentarem assistir os vídeos apagados pela plataforma do Google lerão a mensagem de que "Este vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do YouTube". Procurada pela CNN, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência não fez questão de comentar o caso.

comunicação Internet vídeo Youtube Bolsonaro Negacionismo banimento lives

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!