Ilustração da capa de 'Implacáveis' - Divulgação
Civilizações

Yuval Noah Harari, autor de 'Sapiens', anuncia 'Implacáveis', série infantojuvenil

O primeiro volume, Implacáveis: Como nós conquistamos o mundo, contém a pergunta norteadora do livro, ao brincar com o duplo sentido da potência humana para a dominação, que pode criar e destruir com a mesma força

Redação Publicado em 23/03/2022, às 13h25

Enquanto os neandertais e outras espécies humanas anteriores tiveram o mar como limite, os Homo Sapiens, ao se depararem com o oceano Pacífico, aprenderam a construir barcos e logo alcançaram todas as ilhas da Terra. Essa é apenas uma das narrativas sobre a nossa espécie, mas não é a única.

A História – assim mesmo, com letra maiúscula – do Homo Sapiens e de como chegamos aqui, com todas as ambiguidades, os ônus e os bônus de sermos a espécie mais habilidosa da evolução, agora será contada para jovens leitores pelo autor best-seller Yuval Noah Harari, autor de Sapiens e renomado professor e pensador israelense.

A série foi anunciada pela primeira vez hoje, 23 de março, pelo próprio autor durante a Feira Infantil e Juvenil de Bolonha, um dos mais importantes eventos de literatura para a infância. O lançamento mundial do primeiro volume acontecerá no segundo semestre e, no Brasil, o livro sai pelo selo Companhia das Letrinhas, com data prevista para 15 de setembro.

"Implacáveis é o livro que eu queria ter lido quando criança. Conta a história dos humanos desde os tempos em que éramos primatas vivendo nas savanas até o tempo em que nos tornamos quase como deuses, voando em aviões e naves espaciais", explica Harari

Crédito: Divulgação

Com quatro volumes, linguagem acessível e o estilo habitual de Harari – reflexivo, cheio de informação, instigante, provocativo, mas leve e bem humorado –, a série ilustrada, primeiro trabalho de Harari para jovens leitores, vai dar conta da nossa história como nunca foi contada antes.

Como chegamos aqui?

O livro propõe responder à pergunta que todos nós já fizemos alguma vez na vida, especialmente diante das maravilhas que construímos e das que destruímos pelo caminho. Se não somos fortes como leões, não nadamos bem como golfinhos e tampouco voamos, como chegamos à Lua? E "Como chegamos aqui?" 

"Então foi assim que nossos ancestrais conquistaram o mundo: com histórias"... Se o leitor precisar de uma pista, essa é uma das primeiras que o livro nos dá. Outros animais só acreditam nos próprios sentidos, mas nós também acreditamos naquilo que não vemos ou tocamos. Assim, podemos fazer muito mais. 

É essa narrativa, que vai desde os primórdios da evolução da espécie até hoje, que é contada no livro de Harari, em edição ricamente ilustrada por Ricard Zaplana Ruiz e tradução de Laura Teixeira Motta, pensada para jovens e crianças a partir de 9 anos.

Um livro informativo que abre caminhos para instigar a sensibilidade dos leitores para temas primordiais da humanidade e com os quais estamos sempre às voltas, como a relação com o outro, as bases políticas da convivência entre as espécies, a noção de empatia e o desenvolvimento da vida em sociedade. 

A humanidade e sua História de profundas contradições

O livro dá conta também de abarcar a dimensão naturalmente ambígua de sermos a espécie que “mais pensa”; portanto, a que mais pensa em si mesma. “O ritmo acelerado da História reflete não apenas o poder do Sapiens, mas também sua incapacidade de encontrar paz. E isso cria estragos em todo o mundo, bem como estragos em sua própria mente”, defende o escritor.

Civilizações História livro Humanidade obra Yuval Noah Harari Spaiens

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!