Cerca de 500.000 pneus permanecem no fundo do oceano - Divulgação
Ecologia

2 milhões de pneus despejados no Oceano: o santuário ecológico que resultou em um deserto no mar

Em Osborne Reef, com pompa e circunstância, milhões de pneus foram jogados no oceano em 1972. Não saiu como o planejado

Redação Publicado em 11/02/2020, às 08h00

Para os habitantes do mar, o lixo da humanidade nem sempre é má notícia. Navios afundados terminam ocupados por corais e se transformam em santuários ambientais. Na falta de navio, estruturas de concreto são lançadas ao mar para criar recifes artificias, com sucesso. 

Em 1972, a consciência ambiental ainda estava em sua adolescência, nascida de tétricos incidentes de poluição e a romantização da natureza pelos hippies. Foi quando uma organização sem fins lucrativos chamada Broward Artificial Reef ("Recife Artificial de Broward", BARINC) teve uma ideia que parecia ser perfeita: despejar mais de 2 milhões de pneus usados no oceano, a cerca de 2 quilômetros da costa de Fort Lauderdale, na Flórida. Além de se livrar dos pneus que se aglomeravam ao redor da cidade, a iniciativa deveria criar um recife artificial, já pré-batizado de Recife Osborne.

O Corpo de Engenheiros dos Estados Unidos comprou a ideia, e várias pessoas se voluntariaram para ajudar, disponibilizando suas próprias embarcações. A Goodyear forneceu equipamentos para o projeto e jogou no oceano um pneu pintado de dourado para inagurar o "recife".

Pneus destruíram a vida marinha e impediram o crescimento de novos organismos / Crédito: Divulgação

Os pneus foram lançados numa área de 150.000 metros quadrados, a 20 metros de profundidade, entre dois recifes de corais. Um muro de contenção foi construído para limitar a área do recife artificial, e os pneus foram presos uns aos outros com fitas de nylon e cabos de aço.

A natureza não concorda

Se os pneus tissem ficado na posição, talvez o plano tivesse dado certo. Mas, com o tempo, esses cabos e fitas foram corroídos pela água salgada. Os pneus se libertaram e foram levados pelas ondas e correntes marítimas, se espalhando por toda a área – milhares deles foram encontrados em praias no extremo norte dos Estados Unidos.

A eterna movimentação dos pneus destruiu e destroi qualquer vida marinha que tente se estabelecer. Furacões e tempestades tropicais aumentaram a mobilidade dos pneus, que danificaram recifes de corais já existentes no fundo do oceano.

O resultado é um gigantesco deserto submarino, quase totalmente desprovido de vida.

Desde 2001, pesquisadores têm estudado ações para remover os pneus e reciclá-los. Em 2007, o Exército dos Estados Unidos tomou a frente do projeto, usando o processo de limpeza como treinamento para os mergulhadores.

Em 2015, um novo esforço foi iniciado, previsto para durar de três a cinco anos. Dos 2 milhões de pneus, cerca de 500.000 permanecem no fundo do oceano. E muitos deles jamais serão recuperados.

A retirada dos pneus é o primeiro passo para que a vida retorne à costa de Fort Lauderdale. Os especialistas acreditam que, com o resgate de grande parte deles, aos poucos os organismos marinhos podem superar o impacto causado pelos invasores e voltar a povoar a área. Mas isso pode levar décadas para acontecer.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

A terra inabitável: Uma história do futuro, de David Wallace-Wells (2019) - https://amzn.to/2UPCvh9

Planeta Azul em Algemas Verdes, de Václav Klaus (2010) - https://amzn.to/2OP5aiD

Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak (2019) - https://amzn.to/38lTkV3

Aquecimento global: Frias Contendas Científicas, de José Eli da Veiga (2003) - https://amzn.to/2USxnsu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Estados Unidos Flórida Osborne Reef Pneus

Leia também

Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços