Pôster de divulgação da novela na época. - Domínio Público
Brasil

20 minutos de duração e dias específicos: 2-5499 Ocupado, a primeira novela brasileira diária

Nos 70 anos da TV no Brasil, conheça a produção tinha Glória Menezes e Tarcísio Meira como protagonistas, e foi anunciada com o slogan "a estranha história do impossível acontecendo"

Ingredi Brunato Publicado em 16/09/2020, às 08h00 - Atualizado em 24/03/2022, às 08h00

2-5499 Ocupado é o nome da primeira novela diária que foi ao ar na TV brasileira. A produção foi exibida durante cerca de dois meses e meio, durante o ano de 1963, pelo canal Excelsior, que deixaria de existir durante a ditadura militar. O slogan usado para chamar a atenção do público para sua narrativa foi “a estranha história do impossível acontecendo”. 

A novela inaugural tinha um enredo simples. Acompanhava a história de amor de Emily e Larry. A primeira era uma presidiária, e o segundo era o homem que atendeu ao telefone quando a moça ligou para um número errado sem querer. 

A ligação por engano termina com ele se apaixonando por ela, mesmo conhecendo apenas sua voz, como o Príncipe Eric de “A Pequena Sereia”. Porém, assim como acontece no conto de fadas, Emily tinha um segredo: Larry não sabia que ela estava na prisão. 

Bastidores

Os protagonistas foram interpretados por Glória Menezes e Tarcísio Meira, atores que participaram de ainda muitas novelas brasileiras no futuro. Outros artistas em papeis secundários foram Neuza Amaral, Lolita Rodrigues, Célia Coutinho, Lídia Costa, Gilberto Salvio e Dinah Ribeiro. 

2-5499 Ocupado também tinha uma estrutura mais sintética que a das produções novelescas atuais. Teve 42 capítulos, com cerca de 20 minutos de duração cada, e em geral apresentando somente duas cenas. Inclusive, sua narrativa inteira só contava com 12 personagens. "Era uma novela curta para que se tentasse fazer alguma coisa e se visse a reação do público", explicou Tarcísio Meira mais tarde.

Outra característica é que, na verdade, a primeira novela brasileira não se tratava de uma produção original: era uma adaptação de “0597 Da Ocupado”, escrita pelo argentino Alberto Migré. O responsável pela versão brasileira foi Tito di Miglio, que já havia morado na Argentina. 

Muito ousada para o seu tempo, 2-5499 Ocupada não era exibida todos os dias no seu começo, apenas as segundas, quartas e sextas. Um pouco depois, se tornou diária, e quando terminou, já tinha 30% de ibope, o que era um sucesso para a época. 

Outra curiosidade divertida é que de fato havia um homem no Brasil cujo número de telefone era 2-5499 nesse período, e ele acabou precisando trocar por conta da quantidade de ligações que andava recebendo. 

Qualidade da novela 

Embora tenha agradado o público na época, ela pode ser vista de hoje em outra perspectiva. Quando perguntado anos depois se a produção era boa, durante uma entrevista aos documentários “Fazendo Novela”, Tarcísio Meira, que interpretara o galã de 2-5499, disse: “Era uma novela muito chata. Muito ruim”. 

Apesar disso, ela acabou ganhando um remake em 1999, que foi exibido pela Rede Record e ganhou o nome “Louca Paixão”. Já a produção original infelizmente acabou se perdendo, por conta do costume da época de se reutilizar as fitas, gravando novos capítulos por cima dos antigos. 

Brasil novela remake história de amor Glória Menezes Tarcísio Meira Canal Excelsior telefone 2-5499

Leia também

Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços