Ricardo Trajano em entrevista - Divulgação/ Youtube
Brasil

A singular saga de Ricardo Trajano, o passageiro que sobreviveu a tragédia do voo Varig 820

Quando um incêndio começou no Boeing 707, o músico pensou rápido e tomou uma atitude crucial

Vanessa Centamori Publicado em 21/05/2020, às 10h40

No ano de 1973, o brasileiro Ricardo Trajano tinha 21 anos de idade e era estudante de engenharia em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Um jovem de elevada estatura - media 1,9 metros de altura - que sonhava bem alto. Músico e roqueiro, já tocara em várias bandas, e resolveu em nome dessa paixão que queria viajar até Londres. 

Na época, a cidade inglesa era considerada "a Meca do rock" - nas palavras do próprio Ricardo. Só que aquele destino sagrado acabou levando o rapaz não ao céu, mas ao inferno: ele embarcou no voo da Varig, que terminou de modo trágico, com um pouso de emergência em Orly, na França. O resultado foi que a aeronave entrou em chamas, ceifando 123 vidas. 

Ricardo, o único que desobedeceu às regras da tripulação, foi também o único entre os passageiros que acabou se salvando (entre os 11 sobreviventes somente ele era passageiro). Só que seu estado de saúde o deixou por um fio - estava tão mal que os médicos não lhe davam mais do que uma semana de vida.

Ricardo Trajano, na juventude / Crédito: Divulgação 

 

Embarque 

Aquele era o primeiro voo da vida do músico. A situação era bem animadora, mas o rapaz já estava com uma pulga atrás da orelha logo no momento do embarque no Boeing 707, da Varig. "Eu tinha lido que a cauda do avião ficava mais protegida em acidente aéreo, então decidi me sentar atrás", relatou ele, à BBC

Porém, Ricardo teve que sentar na penúltima fileira, logo à frente da tripulação, para quem os últimos assentos já estavam reservados. Todos sabiam que o voo faria uma escala já prevista no Aeroporto de Orly, em Paris, França.

Porém, mal imaginavam o que estava prestes a ocorrer ao chegarem na região. Um incêndio começou de repente num dos banheiros do fundo do avião (o provável motivo: uma bituca de cigarro). Isso faltando apenas 5 minutos para o pouso.

"Uma fumaça branca começou a sair do banheiro atrás de mim. Os passageiros sentados atrás notaram, e os comissários, também. Um deles veio com um extintor e tentou apagar o fogo, mas eu vi que a fumaça não estava diminuindo", relembrou Ricardo. 

Acidente aéreo de Orly / Crédito: Divulgação 

 

O transgressor

Enquanto o avião descia e os outros passageiros estavam sentados e presos aos seus cintos, notando o que estava ocorrendo dentro da cabine, o rapaz saiu de seu assento e seguiu caminhando para a frente da aeronave. Tal atitude não era recomendada pela tripulação. 

Porém, mesmo assim, Ricardo resolveu seguir andando. Um comissário o repreendeu. "'Rapaz, o que você está fazendo aqui? Vai sentar no seu lugar, você não pode ficar aqui, em pé!'", teria dito o funcionário.

Seguindo o que chamou de instinto, o passageiro ignorou mais uma vez completamente as ordens. "Eu podia ter voltado. E se eu não tivesse feito essa transgressão, eu provavelmente não estaria aqui hoje", afirmou. 

Mortes

A situação começou a piorar. A fumaça ficou mais densa e negra. Vários passageiros começaram a morrer sentados e conforme as substâncias tóxicas chegaram na frente do avião, onde Ricardo estava, os comissários começaram a se calar. 

"Eu senti que eles estavam morrendo porque pararam de falar. Eu não via mais de um palmo na minha frente. Estava tudo negro. Eu fechei o olho. O que me ajudou muito é que eu fiquei calmo. Veio aquele flashback na minha cabeça, me despedindo da vida, dos amigos, da minha família", recordou Ricardo. 

Comissários começaram a se refugiar na cabine, em desespero. Um deles, segundo o rapaz, teria até mesmo solicitado ao piloto que jogasse o avião no chão para acabar com o sofrimento de todos.

Porém, os comandantes do avião permaneceram resilientes. Não dava mais tempo de chegar até o aeroporto de Orly, então tomaram uma atitude drástica. O comandante Gilberto Araújo fez um pouso forçado, acima de uma plantação de cebola. Quando o estrondo ocorreu, Ricardo apagou. 

Destroços do acidente aéreo da Varig, em Orly, na França / Crédito: Divulgação/Youtube 

 

Primeiro-socorros

Os destroços do avião eram tão perigosos que as equipes demoraram entre dez a quinze minutos para chegarem até a zona de destruição. O teto da aeronave caiu sob as pessoas. Muitas delas teriam sobrevivido se não fosse isso, mas acabaram morrendo carbonizadas. 

Uma placa de metal grande, parte da fuselagem, caiu sob Ricardo, o ferindo nas costas, nádegas e coxas. Ele foi socorrido ao chegar no hospital e ficou 30 horas em coma. O rapaz não tinha nenhum documento para identificá-lo. 

"Pedi uma folha (de papel e uma caneta). Esse bilhete, eu posso dizer que psicografei. Eu estava desacordado, mas peguei uma caneta e com uma letra de criança, toda tremida, coloquei os telefones, o nome do meu pai, (meu) endereço", afirmou. 

Papel escrito por Ricardo Trajano, enquanto ele estava praticamente em coma / Crédito: Divulgação 

 

Apesar dos esforços, o nome de Ricardo não foi encontrado na lista dos tripulantes logo de primeira. Mas, os atendentes olharam a lista de passageiros e lá o identificaram. Ele permaneceu então 52 dias no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital na França.

Suas vias aéreas ficaram todas queimadas e os médicos não acreditavam que ele sobreviveria. Porém, depois de dois meses no hospital, as queimaduras começaram a cicatrizar. Assim que recebeu alta naquela instituição de saúde, a equipe médica francesa o enviou de volta para o Rio de Janeiro.

Superação na terra prometida

Apesar do grande trauma que passou, Ricardo quis voltar de avião e retornou em um compartimento separado. Corajosamente, se recusou a tomar remédios ou calmantes pra dormir durante o voo. Chegando no Brasil, o rapaz ficou mais um mês no hospital.

Um ano depois, ele retornou à mesma agência da Varig onde havia comprado sua passagem para o voo que acabou em tragédia. Queria completar a viagem interrompida. A atendente o reconheceu e o abraçou, em um gesto solidário.

Ricardo finalmente viajou. Decolou na companhia do fotógrafo e apresentador de rádio Maurício Valadares. Chegou em Londres em segurança e assistiu os shows de rock que tanto desejou. Foi até o Rainbow Theatre, no Royal Albert Hall, e até no Marquee, que foi fechado anos depois. "Fiquei doidão vendo as bandas - ali era o templo (do rock), né?", disse. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras: 

Almanaque do avião, de Ernesto Klotzel eTomas Prieto (2014) - https://amzn.to/2xztWgR

Perda total, de Ivan Sant'Anna (2011) - https://amzn.to/2IH5Bbo

A história não contada do maior acidente aéreo da aviação brasileira, de Eduardo Lemos Barbosa (2018) - https://amzn.to/38QzyjE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Brasil História avião tragédia sobrevivente Acidente aéreo Amazon matéria Varig Orly

Leia também

Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Os relatos conturbados sobre os momentos finais dos Beatles


Linha Direta: Veja o caso do 'falso profeta', exibido no programa