Imagem meramente ilustrativa de um homem segurando uma roupa íntima - Divulgação
Inglaterra

Boy Jones, o stalker que roubou a calcinha da Rainha Vitória

O estranho rapaz Edward Jones foi flagrado diversas vezes invadindo o Palácio da rainha e teve um final, no minimo, insólito

Redação Publicado em 05/01/2020, às 08h00

Existem aqueles momentos da História que mais se parecem uma comédia britânica do que qualquer outra coisa. É como o caso em que um jovem entrou no Palácio de Buckingham e roubou a roupa íntima da Rainha Vitória.

Este rapaz era Edward Jones, cujos feitos foram estudados durante cinco anos pelo pesquisador Jan Bondeson, da Universidade de Cardiff e resultou no livro Queen Victoria & the Stalker (A Rainha Vitória e o Stalker). Ele comenta que o episódio é, possivelmente, o primeiro caso de stalker de celebridade.

De acordo com relatórios e  jornais da época, Edward era um personagem solitário da Inglaterra vitoriana e, mesmo não tendo nenhum transtorno psicológico, parecia estranho. Alé disso, "ele era extremamente feio, com a boca larga e a sobrancelha baixa, e nunca se lavava, e é por isso que as pessoas achavam que ele era um limpador de chaminés”, disse Bondeson.

O pesquisador declarou que é muito difícil imaginar ou saber a razão da obsessão de Jones por Vitória, mas pode-se dizer que o menino, aos 14 anos, começou a mirá-la como alvo a partir de sua estadia em Buckingham, onde a Rainha governou entre 1837 e 1901.

Charge sobre Jones em jornal brtânico / Crédito: Domíno Público

 

O feito pelo qual Jones entrou para a História teria sido possibilitado por uma facilidade da época: ele podia, tranquilamente, entrar no Palácio, pois as portas eram destrancadas e as janelas do térreo, não pavimentadas. Essa questão com a segurança não existia na época.

Ele foi pego quatro vezes bisbilhotando o Palácio. Edward admitiu três invasões que realizou, no entanto, é provável que foram mais vezes. Alguns momentos foram difíceis de explicar: na primeira vez, ele foi encontrado com a calcinha da monarca enfiada nas calças, e na terceira, com a comida da cozinha. Em outras duas, foi flagrado sentado no trono.

O stalker foi julgado por um conselho particular em segredo, mas, por não ter cometido um crime, não poderia permanecer na prisão por muito tempo. Em seguida, foi sentenciado a três meses de reclusão por ladinagem e vagabundagem, mas continuou perseguindo Vitória até que o governo se livrasse da sua presença.

Membros do governo sequestraram Edward e o colocaram num barco para o Brasil. Entretanto, ele voltou para a Inglaterra. Ao ser capturado pela segunda vez, foi aprisionado e permaneceu em reclusão por seis longos anos.

 
Barco-carcaça usado como prisão na Inglaterra / Crédito: Getty Images

 

Lá, ficou famoso como Boy Jones, tornou-se alcoólatra e, após o fim de sua sentença, seguiu a vida como ladrão. Por essas características, foi deportado para a Austrália, onde viveu pouco tempo vendendo tortas até retornar (novamente) para a Inglaterra - contudo, seu irmão o convenceu a voltar para a Austrália.

No final, a jornada surreal acabou numa reflexão de pouco sentido: Jones passou os seus dias finais reclamando da fama de perseguidor da Rainha e foi obrigado a conviver com diversas piadas sobre o caso.


+Saiba mais sobre o grandioso império de Vitória através de importantes obras

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird, 2018 - https://amzn.to/32uB4F8

Rainha Vitória: A Biografia (Mulheres que Fizeram História), 2019 - https://amzn.to/36HJKLz

A Era Vitoriana, Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes, 2000 - https://amzn.to/2NLy4Ae

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

Rainha Vitória Brasil Inglaterra Austrália Rainha Vitória Boy Jones Perseguidor Casos estranhos

Leia também

Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Adeus, Ayrton: Os detalhes emocionantes da morte de Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio