Cena de 'Caverna do Dragão' (1983 - 1985) com os personagens principais reunidos - Reprodução/BVS Entertainment
Entretenimento

Como foi o final nunca mostrado de Caverna do Dragão?

Engavetado por 18 anos, roteiro do episódio final de Caverna do Dragão enfrentou uma série de obstáculos nos EUA

Wallacy Ferrari Publicado em 26/07/2020, às 09h00 - Atualizado em 03/04/2023, às 17h49

Grande parte dos brasileiros, quando questionados sobre desenhos que marcaram suas infâncias, menciona produções como 'Os Jetsons', todos os incontáveis episódios da turma do Perna Longa, Scooby-Doo, Tom & Jerry. E como muitos eram assistidos na TV aberta, por diversas vezes o final dessas histórias fica incerto para muita gente.

Marcando uma geração de brasileiros, a 'Caverna do Dragão' angariou fãs com uma história de fantasia e aventura bastante sombria em relação aos outros desenhos transmitidos em sua época. Falando sobre magia, feitiçaria, batalhas e diálogos carregados em sentimentalismo, a série teve três temporadas produzidas pela Marvel em parceria com a japonesa Toei Animation.

Originalmente transmitida pela rede de televisão CBS, nos Estados Unidos, as três temporadas da série tinham um comum fator para que os episódios pudessem ser vendidos e reprisados o quanto fosse necessário; a história não compunha um arco fechado de episódios interligados, fechando uma aventura completa por episódio. Uma grande dúvida, entretanto, surge em relação ao desfecho dos jovens no mundo mágico.

As duas primeiras temporadas tiveram audiências de agrado das equipes que produziram a série animada, porém, a terceira temporada sofreu um decréscimo insatisfatório. Com episódios longos para serem produzidos e de custo alto, a emissora começou a cogitar o cancelamento do desenho, mas ainda discutiu caminhos para reascender a audiência da série.

Polêmicas antes do fim

A decisão de manter a série no ar tinha alguns empecilhos; produzida até o episódio 27, que seria o penúltimo da terceira temporada, o episódio 28 poderia seguir três caminhos; ser cancelado sem prosseguir a produção, prosseguir e deixar uma brecha para possibilitar uma continuidade em uma quarta temporada, ou simplesmente produzir um episódio final com o desfecho dos seis garotos.

A segunda opção ainda possibilitaria a venda do seriado para outra emissora para continuar sua produção, porém, não foi de interesse da empresa que produzia o RPG que baseava a série. Para piorar, a CBS já enfrentava críticas de uma comissão de mães e da Coalizão Nacional sobre Violência Televisiva, que pressionava os produtores em relação a abordagem sobre temas violentos.

A opção de encerrar a série respeitando a cronologia chegou a ser avaliada, com três entregas de roteiros. Um deles, intitulado “Requiem”, foi feito pelo roteirista Michael Reaves, chegou a ser aprovado pela comissão de desenhos animados da CBS, mas não surtiu efeito em relação à decisão da emissora, que optou por encerrar a série em 1985, sem concluir o arco. O roteiro ficou engavetado até 2003, quando Reaves, muito requisitado, entregou a cópia original do rascunho.

Como a série terminava

O roteiro inicia com o vilão Vingador debochando dos jovens, afirmando que, sem a presença do Mestre dos Magos, já estariam perdidos. Com isso, propõe um desafio ao mentor valendo a chave de retorno à Terra, porém, se derrotados, morreriam. Enquanto a proposta era feita, os jovens lutavam contra uma Hydra (cobra gigante), quando encontram o Mestre. Para a surpresa de todos, ele se recusa a ajudar, alegando que não era problema dele.

Aproveitando a chateação do grupo, Vingador oferece o retorno em troca de ajuda. Metade do grupo aceita a proposta em busca da chave, mas a outra metade desconfia da boa ação do vilão. O grupo segue e uma chave é realmente encontrada num sarcófago, esculpido com as vestimentas do vilão, levantando ainda mais dúvidas. Uma briga entre os membros inicia, com Hank e Eric debatendo se a chave deveria ser jogada no abismo ou se era mais um truque.

Trecho da batalha contra as Hydras, adaptada do roteiro pelo fã brasileiro Reinaldo Rocha / Crédito: Divulgação

 

Em meio à discussão, um monstro azul de tentáculos atrapalha a discussão, fazendo o grupo se unir contra a criatura. Em meio aos golpes, Hank se desiquilibra e cai no abismo. O Vingador aparece, orientando ao detentor da chave para que a ferramenta fosse atirada junto ao jovem. Eric desacata a sugestão e, ao invés de atirá-la no mesmo lugar, a coloca em uma fechadura da tumba, liberando uma forte luz.

Surpresa no roteiro

O clarão acomete todos, que só conseguem enxergar momentos depois, visualizando diversas criaturas do reino libertas. O grupo corre para verificar Hank na queda, mas o garoto conseguiu evitar o choque se pendurando em um desnível do abismo. Ao ser puxado de volta, o grupo é surpreendido com Vingador, que também tem uma luz liberada. Sua roupa maligna é substituída por um rosto jovem, que também queria ser liberto.

O Vingador vai em direção ao Mestre dos Magos, com uma feição alegre, e agradece o homem com lágrimas nos olhos. O ancião, por sua vez, agradece aos jovens pela coragem e por trazer o filho de volta, revelando que o principal vilão do desenho, na verdade, era um filho amaldiçoado do Mestre. No fim do roteiro, o Mestre ainda oferece a liberdade ou a permanência no reino, possibilitando a construção de uma nova temporada.

Para solucionar o mistério, que intriga gerações, fãs decidiram criar o final da animação de maneira independente. Você pode assistir abaixo!

televisão desenho animado seriado segredo nostalgia Amazon anos 80 anos 90 Xou da Xuxa Caverna do Dragão TV Colosso

Leia também

Drogas e morte precoce: o declínio da atriz Dana Plato


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme